Filme Vida de Inseto

Ficha Síntese da Prática Pedagógica

Objetivos da Prática Pedagógica:
Refletir sobre o tema trabalho
Abrir a discussão sobre “O que é solidariedade”.
Interessar-se em ouvir e manifestar sentimentos, experiências e opiniões, argumentar, acolher e ouvir diferentes modos de pensar.

Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
Este é um grupo multi-seriado de alunos da EJA, inclui 11 de alfabetização e 17 de terceiro termo, é composto por 13 mulheres de idade que variam entre 28 a 62 anos, e por 15  homens na faixa etária entre 27 a 71 anos, de uma escola municipal na periferia de São Bernardo do Campo,   no Grande ABCD, cidade de São Paulo.

Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
Assistir ao filme, e discussão em grupo

Recursos necessários para aplicação:
TV. Aparelho de DVD, DVD do filme Vida de inseto.

Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Terezinha Peluchi – Pedagoga, pós-graduada em supervisão escolar e professora atuando na Secretaria de Educação- Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, e Secretaria Educação da Prefeitura de São Paulo.

 

DATA: 21/02/2011
TÍTULO DA  ATIVIDADE:
FILME VIDA DE INSETO

DESENVOLVIMENTO

O filme retrata através de animação produzida (1998),  a relação dos animais, no caso os insetos, com o meio ambiente.Também enfoca a relação estabelecida entre eles, regida pelo poder dos mais fortes (gafanhotos), contra os mais fracos (formigas), sendo esta relação condicionada pelo ambiente físico.

Com a chegada do inverno impulsiona o trabalho das formigas para conseguirem comida para o seu sustento, e para alimentar a fúria dos gafanhotos, que mantém com elas uma relação de exploração.

No mundo os insetos, as formigas são manipuladas pelos gafanhotos que todos os anos exigem uma quantia de comida. Se as formigas não cumprirem esta exigência, os gafanhotos ameaçam a atacar o formigueiro. Num certo ano houve um problema com a oferenda. É quando Flik, uma formiga cansada de ser oprimida, sai em busca de outros insetos dispostos a ajudar o formigueiro a combater os gafanhotos.

O filme retrata também a relação harmônica que as formigas possuem com o meio ambiente, é deles que elas retiram a comida para a sobrevivência, e nele que se organizam em sociedade. As imagens deixam bem claro a organização social que existe no mundo das formigas, bem como o nosso a hierarquização, além das pressões externas que sofrem. Esta organização hierárquica leva-nos a refletir sobre a moral da história, que se baseia na revolução das formigas contra as pressões a que eram submetidas. Somente a partir do momento que as frágeis formigas deram inicio a uma luta contra seus opressores é que a relação de opressão e oprimido foi rompida.

Esta mesma situação nos remete a nossa estrutura social, em que somos escravos do consumismo e ainda oprimidos pelo modelo capitalista de produção, esta carga alienante se percebe na vida dos alunos da EJA. A busca de um modelo mais igualitário será uma conquista a que teremos que lutar na forma de conscientização, munidos da união do cooperativismo associado ao sentimento de transformação rumo a uma economia que seja progressivamente mais solidária, forma esta que vem se apresentando como alternativas recentes com notável vigor e criatividade institucional mostrando novos instrumentos de emancipação.

AVALIAÇÃO

Foi uma atividade em que pude quebrar o paradigma que animação (desenhos) é só para crianças, que eles carregam muito forte e pela movimentação na sala percebi um desconforto durante a apresentação, mas logo após a exibição passei a questionar sobre porque será que eu trouxe este filme? Qual a relação que faziam com suas vidas e as formigas. Qual é a organização das formigas? Todos trabalham? Tem formigas aposentadas?

Assim, muitos questionamentos foram jogados para o grupo, mas até que conseguiram perceber que a organização das formigas era diferente da vida dos seres humanos,  disseram que faltava a união.

Acho importante esta atividade para promover discussão, mas talvez de outra vez seja melhor colocar somente uma parte, pois é longo demais, para deixar a discussão para outra oportunidade…

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