Apreciação das Obras de Cândido Portinari

• Conhecer e apreciar as telas de Cândido Portinari;
  • Estabelecer relações entre as imagens retratadas nas telas e o mundo do trabalho;
  • Construir, expressar e comunicar-se por meio das artes visuais, compartilhando sua história no mundo do trabalho e suas conexões com o percurso dos outros estudantes.

Este é um grupo multi-seriado de alunos da EJA, inclui 11 de alfabetização e 17 de terceiro termo, é composto por 13 mulheres de idade que variam entre 28 a 62 anos, e por 15  homens na faixa etária entre 27 a 71 anos, de uma escola municipal na periferia de São Bernardo do Campo,   no Grande ABCD, cidade de São Paulo.

Apresentar as obras para apreciação, discutir a relação das obras com o trabalho, desenhar.

Acessar o site www.portinari.org.br , materiais pra desenho e pintura.

Terezinha Peluchi – Pedagoga, pós-graduada em supervisão escolar e professora atuando na Secretaria de Educação- Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, e Secretaria Educação da Prefeitura de São Paulo.

DATA: 11/03/2011 – TÍTULO DA  ATIVIDADE
APRECIACAO OBRAS CANDIDO PORTINARI

DESENVOLVIMENTO

Inicialmente, esclarecem-se para todos os objetivos da aula, explicitando suas etapas. Posteriormente, após distribuir as obras: Operário – Preto da enxada – Lavrador de café – Mestiço – Café – Retirantes – Trabalhador, aos grupos, pedi que os estudantes analisassem o que o pintor quis retratar naquela cena. Para auxiliar a discussão, solicitei que respondam às seguintes questões: 1) Qual é o tema central da tela? Quais personagens estão na tela? O que as personagens estão fazendo? Em que situação elas se encontram? Qual paisagem é exposta pelo pintor? Quais idéias e sentimentos o autor quis transmitir com sua pintura?

Após a discussão em grupo, todos formaram uma única roda para exporem suas respostas e opiniões sobre as obras de arte de Portinari. Os alunos falaram muitas coisas com respeito ao trabalho que muitos se identificaram com o trabalho na roça, segundo eles lhes remetem a infância. Em seguida, cada um desenhou sua trajetória profissional em uma folha de sulfite. Para facilitar a compreensão de seu percurso no mundo do trabalho, os estudantes desenharam, numa mesma folha, três momentos de sua vida: 1. O início da vida profissional (passado);  2. Sua atual atividade profissional (presente); 3.  Sua perspectiva  em relação ao futuro profissional (futuro). Após o término dos desenhos, cada estudante deve expor e apresentar oralmente para toda a turma.

AVALIAÇÃO

Foram considerados os seguintes  aspectos: os estudantes conseguiram relacionar as pinturas ao mundo do trabalho? As obras remetem à suas vidas; compreendi que cada pessoa dá significados diferentes para uma obra, pois sua percepção da realidade depende do seu modo de ser e estar no mundo. Cada grupo conseguiu responder às questões apresentadas, e me impressionaram a percepção dos detalhes do pintor em cada obra, da riqueza  dos relatos orais dos estudantes sobre os seus desenhos, foi possível fomentar uma discussão sobre o mundo do trabalho, que todos participaram?

A arte é uma manifestação da vida e os estudantes se expressaram muito bem     através desta linguagem, principalmente os que estão em processo de aprendizagem, percebe-se que os desenhos estampam muito de suas vivencias, é importante esta expressão e através dela contam os acontecimentos e de que forma estão vendo o mundo. Eu avalio como muito válida esta atividade, talvez diminuísse o numero de obras, para não misturar muitas imagens, é bom repensar… mas se é para conhecer, porquê, não?