Filme: Lula, O Filho do Brasil

• Compreender relações entre os tempos e a historia do Brasil;
  • Valorizar e respeitar as experiências de vida e bagagem cultural das pessoas;
  • Reconhecer diferentes aspectos culturais;
  • Compreender a relação entre a história de vida com os movimentos populacionais na região.

Este é um grupo multi-seriado de alunos da EJA, inclui 11 de alfabetização e 17 de terceiro termo, é composto por 13 mulheres de idade que variam entre 28 a 62 anos, e por 15  homens na faixa etária entre 27 a 71 anos, de uma escola municipal na periferia de São Bernardo do Campo,   no Grande ABCD, cidade de São Paulo.

Assistir ao DVD, discutir a partir de questionamentos:

• Que relações podemos traçar entre o personagem central com o nosso percurso de vida;
  • O que chamou mais a atenção no filme;
  • Em que momento localizou um movimento solidário da população
  • Qual a razão da mobilização dos empregados.

Aparelho de DVD, DVD do filme

Terezinha Peluchi – Pedagoga, pós-graduada em supervisão escolar e professora atuando na Secretaria de Educação- Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e Secretaria Educação da Prefeitura de São Paulo.

DATA: 13/05/2011
TÍTULO DA  AULA: FILME: LULA, O FILHO DO BRASIL

Assistimos ao DVD, após o grupo discutiu a partir de questionamentos:

• Que relações podem traçar entre o personagem central com o nosso percurso de vida;
  • O que chamou mais a atenção no filme;
  • Em que momento localizou um movimento solidário da população
  • Qual a razão da mobilização dos empregados.

AVALIAÇÃO

Planejei este filme após ter surgido um comentário de admiração sobre o percurso de vida do ex-presidente Lula na aula de historia, em que abordei a migração e após ouvir a historia de vida de cada aluno, ter observado muita semelhança na infância difícil, na viagem para São Paulo, dificuldades ao chegar à cidade grande, entre outros.

O grupo ficou bastante sensibilizado após o termino do filme, e antes que surgissem os comentários já direcionei as discussões a partir dos questionamentos acima, fui envolvendo todos na conversa.

Também quis abordar a questão do movimento dos trabalhadores, como a união faz a força e assim fica mais fácil conquistarem um propósito comum quando nos organizamos em grupos com o mesmo objetivo.

Os alunos aceitaram muito bem os questionamentos e participaram fazendo comentários, embora o tempo tenha ficado curto entre assistir todo o filme e depois discutir, pois não queria perder o momento acalorado, se deixasse para dia seguinte iria perder, talvez fosse o caso de fazer alguns recortes na fita, avançando para que tenhamos mais tempo para as discussões.