Sobre o projeto

O projeto que gerou o material que é disponibilizado nesta página foi desenvolvido, com o apoio financeiro do MEC, na perspectiva de gerar material pedagógico inovador, para Educação de Jovens e Adultos, tomando como temática a Economia Solidária.

O projeto se estruturou a partir de um curso de especialização que se realizou em 2011 e 2012, no qual participaram professores e gestores de EJA. Este curso teve sua fundamentação teórica baseada na Economia Solidária e uma abordagem prática estruturada a partir de 4 Projetos Integradores: Construção Civil, Horticultura, Manejo de Resíduos Sólidos e Comunicação e Redes Digitais. Essas práticas foram mote para a proposição de práticas pedagógicas que interagissem diretamente com a realidade vivenciada pelo aluno de EJA.

As práticas pedagógicas foram implementadas e avaliadas pelos professores e gestores de EJA e o registro dos seus resultados, juntamente com um aprofundamento teórico sobre o tema utilizado nessas práticas, integraram as monografias. Para facilitar a utilização desse material na Educação de Jovens e Adultos, são aqui incluídas as monografias e também, de forma mais sintética, os registros das práticas pedagógicas que foram implementadas. Esperamos que esses registros possam servir de suporte para a proposição de outras práticas que tenham como objetivo uma maior aproximação com a realidade vivenciadas pelos alunos.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

  • Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo (ITCP-USP)
  • Incubadora Tecnológica do Centro Universitário Fundação Santo André (ITCP/FSA)
  • Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania
  • Vereda – Centro de Estudos em Educação

Saiba mais sobre o projeto:

 

Financiamento:

Apoio:

   

Parceiros: