A Cigarra e a Formiga

• Conhecer gênero textual;
  • Expressar opinião;
  • Participar das situações comunicativas orais;
  • Utilização da linguagem na escuta e produção de textos orais;
  • Discutir a questão do trabalho cooperativo

Este é um grupo multi-seriado de alunos da EJA, inclui 11 de alfabetização e 17 de terceiro termo, é composto por 13 mulheres de idade que variam entre 28 a 62 anos, e por 15  homens na faixa etária entre 27 a 71 anos, de uma escola municipal na periferia de São Bernardo do Campo,   no Grande ABCD, cidade de São Paulo.

Leitura  do texto abaixo como nutrição literária, discussão em grupo, produção de um texto gênero lista de profissões de trabalho intelectual e braçal

Texto informativo de fabulas

Terezinha Peluchi – Pedagoga, pós-graduada em supervisão escolar e professora atuando na Secretaria de Educação- Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, e Secretaria Educação da Prefeitura de São Paulo.

DATA: 11/052011 – TÍTULO DA AULA:
FÁBULA – “A CIGARRA E A FORMIGA”

DESENVOLVIMENTO

Realizamos a leitura compartilhada, discutindo primeiro os vocabulários de palavras desconhecidas em seguida discutiram e escreveram as características do gênero textual. Passamos ao entendimento e ao questionamento: esta é uma história verdadeira ou falsa? Trás algum ensinamento? Conversamos sobre o que seria a mensagem da história e chegaram à conclusão que a cigarra não tinha direito a nada, pois não havia trabalhado, enquanto as formigas estavam abrigadas e com alimentos estocados.

A discussão encaminhou-se para comparar algumas profissões em que se trabalha mais e outros menos,  então resolvi listar na lousa as que diziam ser trabalho braçal e intelectual. Foram até o domínio das massas.

Divisão trabalho

Trabalho intelectual
1. Escritor
2. Cineasta;
3. Ator;
4. Diretor;
5. Prefeito;
6. Administrador;
7. Médico;
8. Advogado.

Trabalho Braçal
1. Pedreiro;
2. Agricultor;
3. Passadeira;
4. Estivador;
5. Pescador;
6. Torneiro;
7. Soldador;
8. Mecânico.

Avaliação

Esta atividade gerou muita agitação, levando o grupo primeiro a conhecer o gênero, entender a leitura, responder aos questionamentos, participarem das discussões,  vindo a ampliar seus conhecimentos e construir novas formas de organização para o trabalho, e o trabalho cooperativo.

PARTE TEORICA: O QUE SÃO AS FÁBULAS

A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.

A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nesta narrativa alegórica, como por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição” em “A lebre e a tartaruga” e “Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade” em “A cigarra e as formigas”. Portanto, sempre que redigir uma fábula lembre-se de ter um ensinamento em mente. Além disso, o diálogo deve estar presente, uma vez que se trata de uma narrativa. Por ser exposta também oralmente, a fábula apresenta diversas versões de uma mesma história e, por este motivo, dá-se ênfase em um princípio ou outro, dependendo da intenção do escritor ou interlocutor. É um gênero textual muito versátil, pois permite diversas situações e maneiras de se explorar um assunto. É interessante, principalmente para as crianças, pois permite que elas sejam instruídas dentro de preceitos morais sem que percebam. E outra motivação que o escritor pode ter ao escolher a fábula na aula, no vestibular ou em um concurso que tenha essa modalidade de escrita como opção é que é divertida de se escrever. Pode-se utilizar da ironia, da sátira, da emoção, etc. Lembrando-se sempre de escolher personagens inanimados e/ou animais e uma moral que norteará todo o enredo.