Associação de Figuras de Construção e Cruzadinha

• Identificar e ler a palavra associando-se a figura
  • Apropriar-se do sistema de representação da escrita construída na base alfabética;
  • Avançar na hipótese de escrita
  • Trabalhar os princípios da economia solidária

Este é um grupo multi-seriado de alunos da EJA, inclui 11 de alfabetização e 17 de terceiro termo, é composto por 13 mulheres de idade que variam entre 28 a 62 anos, e por 15  homens na faixa etária entre 27 a 71 anos, de uma escola municipal na periferia de São Bernardo do Campo,   no Grande ABCD, cidade de São Paulo.

• Leitura  do texto abaixo como nutrição literária,
  • Recortar as figuras e colar no caderno.
  • Ferramentas cruzadas dos materiais de construção.
  • Princípios solidários

• Texto informativo de construção civil
  • Modelos das atividades

Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Terezinha Peluchi – Pedagoga, pós-graduada em supervisão escolar e professora atuando na Secretaria de Educação- Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, e Secretaria Educação da Prefeitura de São Paulo.

DATA: 30/05/2011 – TÍTULO DA  AULA
ASSOCIAÇÃO DE FIGURAS DE CONSTRUÇÃO E CRUZADINHA

DESENVOLVIMENTO

Iniciei a atividade lendo o texto abaixo como nutrição literária, sobre o crescimento do mercado de construção civil.
Recortar as figuras (anexas) e colar no caderno. Recortar as palavras, procurar relacionar o nome a figura e colar abaixo, seguindo a seqüência alfabética.

Num segundo momento dei a cruzadinha dos materiais de construção.

AVALIAÇÃO

O grupo esteve atento e interessado na leitura do texto informativo.

Trocaram muitas informações enquanto cortavam o colavam sobre duvidas que iam surgindo da apropriação da escrita das palavras a respeito  também do conhecimento dos materiais utilizados nas construções com a ajuda do Sr José e Ronaldo que são pedreiros, e por sinal, se sentiram bem valorizados em sua profissão. A Neide e Antonia precisaram de ajuda dos colegas para colagem em ordem alfabética.

Para o desenvolvimento da atividade de cruzadinha dos materiais de construção, os alunos apresentaram mais dificuldades e precisaram trocar muitas informações uns com os outros. Fiquei muito contente com o interesse e envolvimento do grupo, aspecto que destaco foi à ajuda mútua.

Parte teórica – Nutrição Literária

CONSTRUÇÃO CIVIL APRESENTA GRANDE CRESCIMENTO DA ÚLTIMA DÉCADA

Com o boom imobiliário, que causa euforia no setor, o Brasil registrou um expressivo crescimento de 270% de domicílios em 2010 em relação à 1970, enquanto o aumento da população foi de 105%. Isso significa que mais pessoas estão morando sozinhas. Os dados são da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção). O economista da entidade José Antonio Fantin comentou sobre os desafios do mercado de varejo de construção e a busca de materiais de baixo impacto no Fórum EcoTech 2010, o mais importante de Arquitetura e Construção Sustentável do país, realizado em dezembro na capital paulista.

De acordo com Fantin, fatores como o crescimento do crédito imobiliário, a boa fase da economia em geral e a ascensão da classe C proporcionaram a segmento de materiais de construção um grande volume de vendas.

“No setor, o faturamento em 1994 era de R$ 16 bilhões. Em 2000, passou para R$ 30 bilhões. Já em 2009, chegou a R$ 45,04 bilhões. As empresas de construção estão bastante otimistas em relação às vendas.

Atualmente, vivemos uma necessidade maior que o poder de consumo. Cerca de dois terços das residências brasileiras necessitam de algum tipo de reforma. Há também uma demanda em torno de 10 milhões de famílias no segmento imobiliário. Portanto, temos de buscas soluções para atender a procura no mercado”, ressalta o economista.

Revista: Guia Qual Imóvel – abril 2011