Muito pobres e a Fome no Brasil

Ficha Síntese da Prática pedagógica

• Conhecer as receitas com reaproveitamento e aproveitamento integral de alimentos.
  • Reconhecer a importância da sustentabilidade do planeta.
  • Sensibilizar para os problemas sociais do nosso país.
  • Treinar a leitura e a escrita.

A maior parte dos alunos são alunos são adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa.

Leitura compartilhada: Muitos pobres e a fome no Brasil. Roda de conversa.
Localização da região nordeste no mapa do Brasil.
Escrita do modo de preparo: receita: bolinho de arroz.

Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Gisele Alves da Silva Fernandes – Pedagoga, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua no magistério há 6 anos e na EJA nos últimos 2 anos.

(Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Viver e Aprender, Brasília: Ação Educativa, páginas 14 à 33 (vol. 3) e 31 à 51 (vol. 4), 1999)
9º Dia – 21/10/2011

Comecei a aula lendo os textos: Muito pobres e a Fome no Brasil. Foi aberta uma conversa, a cerca da desigualdade social que ocorre no nosso país, especialmente na região nordeste.

A partir do texto lido foram feitas algumas indagações aos alunos para que os mesmo reflitam frente a esse problema.

Em seguida entreguei o mapa do Brasil – Unidades Federativas, para cada aluno e solicitei que pintassem cada região com uma cor diferente.

E como ultima atividade perguntei aos alunos se saberiam explicar como é feito o bolinho de arroz, uma aluna explicou para toda a turma. Então eu passei os ingredientes na lousa e os alunos escreveram espontaneamente o modo de preparo. Expliquei aos mesmos que esta receita também é de reaproveitamento de alimentos.

Os meus objetivos eram: reconhecer a importância da sustentabilidade, conhecer receitas com reaproveitamento de alimentos, reconhecerem as regiões do Brasil, sensibilizar frente a algumas problemáticas do nosso país, treinar a leitura e a escrita.

A maior parte dos alunos não consegue realizar as atividades com autonomia, precisam das intervenções dos colegas ou minhas.