Ficha Síntese da Prática Pedagógica
Objetivos da prática pedagógica:
- Escolher as receitas que serão colocados no CD para a feira da economia solidária.
- Reconhecer a estrutura de um gênero: A receita.
- Treinar a leitura e a escrita.
Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
A maior parte dos alunos são adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa.
Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
- Roda de conversa.
- Escolha das receitas de aproveitamento e reaproveitamento de alimentos para a feira de Economia Solidária.
- Atividade de leitura e escrita.
- Escrita de uma refeição utilizando o aproveitamento e o reaproveitamento de alimentos.
Recursos necessários para aplicação:
Coletânea de receitas com aproveitamento integral dos alimentos (Mesa Brasil Sesc).
Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Gisele Alves da Silva Fernandes – Pedagoga, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua no magistério há 6 anos e na EJA nos últimos 2 anos.
(Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Viver e Aprender, Brasília: Ação Educativa, páginas 14 à 33 (vol. 3) e 31 à 51 (vol. 4), 1999)
RELATO
10º Dia – 18/11/2011
Hoje nossa aula tem como objetivo: escolha das receitas que serão colocados no cd, sistematizar o conceito – texto em forma de receita, treinar a leitura e a escrita.
Começamos a aula com uma roda de conversa, expliquei aos alunos que como estávamos com pouco tempo, sugeri montarmos um cd de receitas com aproveitamento e reaproveitamento de alimentos ao invés do caderno de receitas como tínhamos combinado, todos concordaram e gostaram da ideia.
Em seguida, eu trouxe uma coletânea de receitas e pedi para cada aluno escolher uma, para que na próxima aula eles pudessem digitar.
Para próxima atividade, eu passei na lousa um texto em que faltavam algumas palavras e acima do texto havia um quadro com palavras que seriam usados para completar as lacunas. Após o texto todo completo informaria os alunos as partes da receita, a serventia do titulo, etc.
E para finalizar a aula eu solicitei aos alunos que escrevessem uma receita com aproveitamento e reaproveitamento de alimentos que eles conhecessem.
Toda vez que eu peço para os alunos realizarem atividades desse tipo eles se intimidam, eu encorajo, a grupo para eles se ajudarem, intervenho e assim todos conseguem concretizar o que foi pedido.
“A Economia Solidária apresenta-se como uma possibilidade de reversão do processo ocorrido nos primórdios do capitalismo, em que ocorreu a separação entre os trabalhadores e seus meios de produção, gerando uma alienação e submissão ideológica do proletariado e sua conversão em mercadoria adquirida destinada a uso do capital (Coraggio, 2003; Santos e Rodriguez, 2002; Singer, 2002; Gaiger, 2003)”.
Leia também:
- Economia Solidária – Sustentabilidade: Aproveitamento e Reaproveitamento de Alimentos – Monografia relacionada
- Prática pedagógica – Conceitos de Economia Solidária e Cidadania
- Prática pedagógica – Discussão sobre direitos constitucionais
- Prática pedagógica – Cidadania e Concentração de Renda
- Prática pedagógica – Hábitos alimentares saudáveis
- Prática pedagógica – Alimentação equilibrada e saúde
- Prática pedagógica – Comidas típicas e invenção dos alimentos
- Prática pedagógica – Comidas típicas brasileiras
- Prática pedagógica – Reaproveitamento de alimentos e sustentabilidade
- Prática pedagógica – Muito pobres e a fome no Brasil
- Prática pedagógica – Produção de cd com receitas de reaproveitamento de alimentos
- Prática pedagógica – Montagem de uma Feira de Economia Solidária
- Caderno de Receitas