Hábitos alimentares saudáveis

Ficha síntese da Prática Pedagógica

Objetivo da Prática Pedagógica:

  • Conhecer alguns hábitos alimentares dos alunos.
  • Reconhecer uma alimentação saudável.
  • Incentivar há hábitos alimentares saudáveis.
  • Treinar a leitura e a escrita.

Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
A maior parte dos alunos, são adultos que n tiveram oportunidade de estudar na idade certa.

Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:

  • Escrita de duas listas de alimentos: aquilo que gosta de comer e que considera necessário para manter a saúde.
  • Agrupar os alimentos os que têm em comum.

Recursos necessários para a aplicação:
Lousa, giz, caderno, lápis e borracha.

Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Gisele Alves da Silva Fernandes – pedagoga, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua no magistério há 6 anos e na EJA nos últimos 2 anos.
(Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Viver e Aprender, Brasília: Ação Educativa, páginas 14 à 33 (vol. 3) e 31 à 51 (vol. 4), 1999)

 

RELATO

4º Dia – 2/09/2011

Comecei a aula explicando que hoje falaríamos sobre alimentação.

Meus objetivos eram: conhecer alguns hábitos alimentares dos alunos, apresentar para os alunos como é uma alimentação saudável, conhecer a classificação dos alimentos, treinar a leitura e a escrita.

Perguntei ais alunos o que eles consideravam ter uma boa alimentação. As respostas foram às mesmas:

– “Professora comer bem, é comer arroz, feijão, farinha, carne”…

Expliquei que comer bem é quando ingerimos diferentes nutrientes em uma refeição, ou seja, quando dividimos o nosso prato em quatro partes: carboidrato, proteína e 2/4 de hortaliças.

De acordo com os PCNs, os objetivos gerais de ciências naturais para o ensino fundamental:

“Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica.”
E uma das finalidades de ensino de Ciências Naturais, é que os alunos tenham as seguintes capacidades:

  • Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
  • Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.
  • Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
  • Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
  • Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;

Procurei desenvolver as aulas, fazendo com que os alunos possam aperfeiçoar essas competências.

Após esta roda de conversa, dividi a lousa em duas partes e solicitei aos educandos que escrevesse o que gostavam de comer e outra com os alimentos que consideram necessários para manter a nossa saúde. Ao escreverem na lousa me surpreendi com as respostas, na lista daquilo que eles gostam, a maioria escreveu diferentes tipos de frutas com exceção da aluna Rosana que escreveu sorvete e na lista do que é preciso para manter a saúde colocaram aqueles alimentos que consideram que é preciso para ter uma boa alimentação (arroz, feijão, farinha, carne, peixe etc…).

Em seguida foi entregue aos alunos uma ficha com vários nomes de alimentos, os alunos teriam que agrupar os alimentos, os alunos alimentos de acordo com o que tem em comum, exemplo: leite, queijo, coalhada, etc.

Fiquei muito satisfeita em ver os alunos lendo e escrevendo mesmo aqueles que não estão na hipótese alfabético.