Comidas típicas brasileiras

Ficha Síntese da prática pedagógica:

Objetivo da prática pedagógica:

  • Conhecer algumas receitas típicas brasileiras.
  • Reconhecer a receita mais bem escrita.
  • Reescrever a receita (pão de queijo) dobrando os ingredientes.

Característica do grupo que foi aplicada à prática:
A maior parte dos alunos, são adultos que não tiveram oportunidade na idade certa.

Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:

  • Leitura compartilhada: Os santos comem na Bahia.
  • Escrita de uma pergunta sobre o texto, para um colega responder.
  • Análise de duas receitas.
  • Reescrita de uma das receitas dobrando os ingredientes.

Recursos necessários para aplicação:
Textos: Os santos comem é na Bahia/ Receitas brasileiras.

Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Gisele Alves da Silva Fernandes – Pedagoga, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua no magistério há 6 anos e na EJA nos últimos 2 anos.
(Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Viver e Aprender, Brasília: Ação Educativa, páginas 14 à 33 (vol. 3) e 31 à 51 (vol. 4), 1999)

RELATO

7º Dia – 30/09/2011

Hoje planejei trabalhar com algumas receitas típicas brasileiras.

Meus objetivos eram: aumentar o repertório de comidas típicas brasileiras, reconhecerem a receita mais bem escrita, reescrever a receita dobrando os ingredientes.

A partir de agora, começarei a trabalhar na sala da professora Sandra. Os alunos são bem participativos e interessados, gostei muito de ter a oportunidade de conhecê-los.

Iniciei a aula fazendo uma leitura compartilhada – Os Santos Comem é na Bahia.

Quando terminei de ler o texto e fomos discutir o que havia lido, pensei que pudesse gerar certa polemica, por tratar da religião afro descendente porém, os alunos não criticaram e se interessaram pela leitura.

Terminado a roda de conversa, solicitei aos alunos que elaborassem uma questão sobre o texto para o colega responder. De inicio eles se sentiram incapazes de realizar essa atividade, após o meu incentivo eles foram se encorajando e se sentindo mais a vontade, todos conseguiram realizar a atividade.

A próxima atividade era para os alunos compararem e analisarem duas receitas (quibebe e pão de queijo), qual das duas está mais bem escrita e por quê.

Os educandos não tiveram dificuldades em perceber o texto que estava mais bem escrito (pão de queijo).

E para finalizar a aula pedi para os mesmos reescreverem a receita do pão de queijo, porem dobrando os ingredientes.

Para os alunos de Educação de Jovens e Adultos é nítida a facilidade nos cálculos das operações matemáticas, eles realizaram as atividades com muita tranqüilidade.

E para finalizar a aula expliquei para os alunos que a partir das próximas aulas eu traria algumas receitas com reaproveitamento de alimentos para que no final do ano montássemos um livro de receitas.

De acordo com lei de diretrizes e bases (lei nº 9394 de 20/12/1996), artigo 25, inciso 4º “o ensino das historia do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígenas, africanas e européia”.