Conceitos de Economia Solidária e Cidadania

Ficha síntese da prática pedagógica

Objetivos da Prática Pedagógica:
Apresentação da professora.
Conhecer o projeto que vai ser realizado.
Rever alguns conceitos da Economia Solidária.
Discutir alguns conceitos envolvendo a cidadania.

Característica do grupo a quem foi aplicada à prática:
A maior parte dos alunos, são adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa.

• Roda de conversa sobre educação solidária.
  • Filme a história das coisas.
  • Leitura compartilhada: Crianças e adolescentes vivem nos lixões e taxa de mortalidade infantil.

Recursos necessários para a aplicação:
Notbook, dataschow, textos: Crianças e adolescentes vivem nos lixões / Taxa de mortalidade infantil.
Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Gisele Alves da Silva Fernandes – Pedagoga, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua no magistério há 6 anos, na EJA nos últimos 2 anos.

(Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Viver e Aprender, Brasília: Ação Educativa, páginas 14 a 33 (vol. 3) e 31 a 51 (vol. 4), 1999).

RELATO
1º Dia – 12/08/2011

Comecei a aula me apresentando e pedindo aos alunos que se apresentasse também.

Expliquei que trabalharia com um projeto no qual consolidaria a minha monografia, ou seja, sustentabilidade: aproveitamento e reaproveitamento de alimentos. Fizemos uma roda de conversa com a intenção de diagnosticar o que os alunos já sabiam da Educação Solidária. Segundo Mario Sergio Cortella a avaliação na Escola, sua finalidade é identificar problemas e facilidades na relação ensino/ aprendizagem de modo a reorientar o processo pedagógico.

Eu sabia que os alunos tinham tido contato com a Economia Solidária, pois tanto a sala do professor Paulo como a da professora Sandra, ficavam na mesma escola e todos os eventos, palestras, filmes e etc., eram vistos pelas duas salas mesmo o professor Paulo não participando do curso da ECOSOL.

Na semana anterior os alunos tinham assistido a uma palestra de uma das pessoas que tinham vindo do Espírito Santo, falar sobre a Economia Solidária. Eu perguntei aos mesmos os que tinham concluído com a palestra. Alguns não se pronunciaram, o aluno Ulisses discordou desta proposta de Economia Solidária, já o Sr. Salvador defendeu alguns princípios da Economia Solidária como o não ter “patrão”.

Eu havia planejado passar o filme: A história das coisas, para discutir a questão do lixo e o nosso consumismo exacerbado. Porém, a professora Sandra já tinha passado, então só comentamos sobre o filme.

Em seguida, como o objetivo era discutir alguns conceitos de cidadania, realizei uma leitura compartilhada de um texto: Crianças e adolescentes vivem nos lixões.

Tinha como norteadora a “pedagogia crítico-social dos conteúdos”, o qual assegura a função social e política da escola mediante o trabalho com o conhecimento sistematizado, a fim de colocar as classes populares em condições de uma efetiva participação nas lutas sociais. Entende que não basta ter como conteúdo escolar as questões sociais atuais, mas que é necessário que se tenha domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades mais amplas para que os alunos possam interpretar suas experiências de vida e defender seus interesses de classe.

Após a leitura os alunos realizaram uma lista de palavras “chaves” que pudessem fazer referencia ao texto.