Comidas típicas e invenção de alimentos

Ficha Síntese da Prática Pedagógica

Objetivo da prática pedagógica:

• Conhecer quando foram inventados ou comercializados alguns alimentos.
  • Reconhecer algumas comidas típicas.
  • Interpretar os textos lidos.
  • Identificar os numerais romanos e seus respectivos anos.
  • Treinar a leitura e a escrita.

Característica do grupo que foi aplicada à prática:
A maior parte dos alunos, são adultos que não tiveram oportunidade na idade certa.

Leitura compartilhada: Os santos comem na Bahia/ Séculos de invenções.
Interpretar os textos lidos.

Recursos necessários para aplicação:
Textos: Os santos comem é na Bahia/ Receitas brasileiras.

Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Gisele Alves da Silva Fernandes – Pedagoga, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua no magistério há 6 anos e na EJA nos últimos 2 anos.
(Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Viver e Aprender, Brasília: Ação Educativa, páginas 14 à 33 (vol. 3) e 31 à 51 (vol. 4), 1999)
RELATO

6º Dia – 23/09/2011

Eu trouxe para os alunos um texto que nos mostra em que ano foram comercializados alguns alimentos como a invenção da margarina ou quando iniciou a venda da coca-cola, etc.

Aproveitei para explicar como converter os anos em séculos.

E por último responderam algumas questões relacionadas ao texto. Como nem todos os alunos são alfabéticos (hipótese de escrita segundo Emilia Ferreiro) sempre trabalhamos em dupla ou grupo procurando promover um espírito de cooperação e solidariedade.

Hoje não foi possível desenvolver muitas atividades, pois os alunos tiveram educação física no final da aula.