Montagem de uma Feira de Economia Solidária

Objetivo da prática pedagógica:
Conhecer o funcionamento de uma Feira de Economia Solidária.

Característica do grupo a quem foi aplicada a prática pedagógica:
A maior parte dos alunos são adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa.

Montarmos uma Feira de Economia Solidária.

Barracas, cartazes, cd’s contendo receitas de aproveitamento e reaproveitamento de alimentos.

Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Gisele Alves da Silva Fernandes – Pedagoga, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua no magistério há 6 anos e na EJA nos últimos 2 anos.

(Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Viver e Aprender, Brasília: Ação Educativa, páginas 14 a 33 (vol. 3) e 31 à 51 (vol. 4), 1999)

13º Dia – 10/12/2011

Enfim chegou o dia! Todos reunidos para um só objetivo, conhecer o funcionamento de uma feira de Economia Solidária situada em frente da escola Marques Figueira, no centro de Suzano.

Cada escola ocupou o espaço de uma barraca, o projeto reuniu 7 escolas. Havia artesanatos, alimentos, mudas de plantas e utilidades domésticas.
A feira deu inicio às 12 horas e terminou às 17 horas.

Dividimos numa só barraca a professora Sandra com os pães e eu com os CDs de receitas de aproveitamento e reaproveitamento de alimentos juntamente com os alunos.

Percebi que despertamos interesse em todas as pessoas que passavam por ali.

A feira foi um sucesso, todas nos conseguimos vender tudo ou quase tudo, levei para a feira 13 cds e voltei para casa com apenas um.

Os alunos venderam, fizeram trocas, se preocuparam em atender os clientes, a dar troco, ou seja, foi um dia de muito aprendizado.

Gostei bastante da experiência, valeu a pena todos nossos esforços.

Segundo Singer (2010), a Economia Solidária se preocupa com uma visão humanizadora, com a sustentabilidade, com a satisfação de todos proporcionando uma qualidade de vida.

A prioridade da Economia Solidária é o trabalho, o saber e a criatividade, diferente do capitalismo que é acumular riqueza.