Ficha Síntese da Prática Pedagógica
Objetivo da prática pedagógica:
Conhecer o funcionamento de uma Feira de Economia Solidária.
Característica do grupo a quem foi aplicada a prática pedagógica:
A maior parte dos alunos são adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa.
Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
Montarmos uma Feira de Economia Solidária.
Recursos necessários para aplicação:
Barracas, cartazes, cd’s contendo receitas de aproveitamento e reaproveitamento de alimentos.
Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Gisele Alves da Silva Fernandes – Pedagoga, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua no magistério há 6 anos e na EJA nos últimos 2 anos.
(Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Viver e Aprender, Brasília: Ação Educativa, páginas 14 a 33 (vol. 3) e 31 à 51 (vol. 4), 1999)
RELATO
13º Dia – 10/12/2011
Enfim chegou o dia! Todos reunidos para um só objetivo, conhecer o funcionamento de uma feira de Economia Solidária situada em frente da escola Marques Figueira, no centro de Suzano.
Cada escola ocupou o espaço de uma barraca, o projeto reuniu 7 escolas. Havia artesanatos, alimentos, mudas de plantas e utilidades domésticas.
A feira deu inicio às 12 horas e terminou às 17 horas.
Dividimos numa só barraca a professora Sandra com os pães e eu com os CDs de receitas de aproveitamento e reaproveitamento de alimentos juntamente com os alunos.
Percebi que despertamos interesse em todas as pessoas que passavam por ali.
A feira foi um sucesso, todas nos conseguimos vender tudo ou quase tudo, levei para a feira 13 cds e voltei para casa com apenas um.
Os alunos venderam, fizeram trocas, se preocuparam em atender os clientes, a dar troco, ou seja, foi um dia de muito aprendizado.
Gostei bastante da experiência, valeu a pena todos nossos esforços.
Segundo Singer (2010), a Economia Solidária se preocupa com uma visão humanizadora, com a sustentabilidade, com a satisfação de todos proporcionando uma qualidade de vida.
A prioridade da Economia Solidária é o trabalho, o saber e a criatividade, diferente do capitalismo que é acumular riqueza.
Leia também:
- Economia Solidária – Sustentabilidade: Aproveitamento e Reaproveitamento de Alimentos – Monografia relacionada
- Prática pedagógica – Conceitos de Economia Solidária e Cidadania
- Prática pedagógica – Discussão sobre direitos constitucionais
- Prática pedagógica – Cidadania e Concentração de Renda
- Prática pedagógica – Hábitos alimentares saudáveis
- Prática pedagógica – Alimentação equilibrada e saúde
- Prática pedagógica – Comidas típicas e invenção dos alimentos
- Prática pedagógica – Comidas típicas brasileiras
- Prática pedagógica – Reaproveitamento de alimentos e sustentabilidade
- Prática pedagógica – Muito pobres e a fome no Brasil
- Prática pedagógica – Coletânea de Receitas
- Prática pedagógica – Produção de cd com receitas de reaproveitamento de alimentos
- Caderno de Receitas