Ficha Síntese da Prática Pedagógica
Objetivos da Prática Pedagógica:
- Compreender relações entre os tempos e a historia do Brasil;
- Valorizar e respeitar as experiências de vida e bagagem cultural das pessoas;
- Reconhecer diferentes aspectos culturais;
- Compreender a relação entre a história de vida com os movimentos populacionais na região.
Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
Este é um grupo multi-seriado de alunos da EJA, inclui 11 de alfabetização e 17 de terceiro termo, é composto por 13 mulheres de idade que variam entre 28 a 62 anos, e por 15 homens na faixa etária entre 27 a 71 anos, de uma escola municipal na periferia de São Bernardo do Campo, no Grande ABCD, cidade de São Paulo.
Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
Assistir ao DVD, discutir a partir de questionamentos:
- Que relações podemos traçar entre o personagem central com o nosso percurso de vida;
- O que chamou mais a atenção no filme;
- Em que momento localizou um movimento solidário da população
- Qual a razão da mobilização dos empregados.
Recursos necessários para aplicação:
Aparelho de DVD, DVD do filme
Breve currículo do autor da prática pedagógica:
Terezinha Peluchi – Pedagoga, pós-graduada em supervisão escolar e professora atuando na Secretaria de Educação- Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e Secretaria Educação da Prefeitura de São Paulo.
DATA: 13/05/2011
TÍTULO DA AULA: FILME: LULA, O FILHO DO BRASIL
DESENVOLVIMENTO
Assistimos ao DVD, após o grupo discutiu a partir de questionamentos:
- Que relações podem traçar entre o personagem central com o nosso percurso de vida;
- O que chamou mais a atenção no filme;
- Em que momento localizou um movimento solidário da população
- Qual a razão da mobilização dos empregados.
AVALIAÇÃO
Planejei este filme após ter surgido um comentário de admiração sobre o percurso de vida do ex-presidente Lula na aula de historia, em que abordei a migração e após ouvir a historia de vida de cada aluno, ter observado muita semelhança na infância difícil, na viagem para São Paulo, dificuldades ao chegar à cidade grande, entre outros.
O grupo ficou bastante sensibilizado após o termino do filme, e antes que surgissem os comentários já direcionei as discussões a partir dos questionamentos acima, fui envolvendo todos na conversa.
Também quis abordar a questão do movimento dos trabalhadores, como a união faz a força e assim fica mais fácil conquistarem um propósito comum quando nos organizamos em grupos com o mesmo objetivo.
Os alunos aceitaram muito bem os questionamentos e participaram fazendo comentários, embora o tempo tenha ficado curto entre assistir todo o filme e depois discutir, pois não queria perder o momento acalorado, se deixasse para dia seguinte iria perder, talvez fosse o caso de fazer alguns recortes na fita, avançando para que tenhamos mais tempo para as discussões.
Leia também:
- Aspectos do Trabalho no Sistema Capitalista Como Gerador de Desigualdade Social e a Educação de Jovens e Adultos a Partir dos Princípios da Economia Solidária como Proposta Emancipadora – Monografia relacionada
- Espetáculo Teatral: A Exceção e a Regra
- Apreciação das Obras de Cândido Portinari
- Filme Vida de Inseto
- A Cigarra e a Formiga
- Associação de Figuras de Construção e Cruzadinha
- Práticas com dinheiro alternativo
- Reciclar é Preservar
- Música Cidadão – Zé Geraldo
- Poema: Um Operário em Construção