Ficha Síntese da Prática Pedagógica
Objetivos da Prática Pedagógica:
- Conhecer gênero textual;
- Expressar opinião;
- Participar das situações comunicativas orais;
- Utilização da linguagem na escuta e produção de textos orais;
- Discutir a questão do trabalho cooperativo
Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
Este é um grupo multi-seriado de alunos da EJA, inclui 11 de alfabetização e 17 de terceiro termo, é composto por 13 mulheres de idade que variam entre 28 a 62 anos, e por 15 homens na faixa etária entre 27 a 71 anos, de uma escola municipal na periferia de São Bernardo do Campo, no Grande ABCD, cidade de São Paulo.
Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
Leitura do texto abaixo como nutrição literária, discussão em grupo, produção de um texto gênero lista de profissões de trabalho intelectual e braçal
Recursos necessários para aplicação:
Texto informativo de fabulas
Breve currículo do autor da prática pedagógica:
Terezinha Peluchi – Pedagoga, pós-graduada em supervisão escolar e professora atuando na Secretaria de Educação- Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, e Secretaria Educação da Prefeitura de São Paulo.
DATA: 11/052011 – TÍTULO DA AULA:
FÁBULA – “A CIGARRA E A FORMIGA”
DESENVOLVIMENTO
Realizamos a leitura compartilhada, discutindo primeiro os vocabulários de palavras desconhecidas em seguida discutiram e escreveram as características do gênero textual. Passamos ao entendimento e ao questionamento: esta é uma história verdadeira ou falsa? Trás algum ensinamento? Conversamos sobre o que seria a mensagem da história e chegaram à conclusão que a cigarra não tinha direito a nada, pois não havia trabalhado, enquanto as formigas estavam abrigadas e com alimentos estocados.
A discussão encaminhou-se para comparar algumas profissões em que se trabalha mais e outros menos, então resolvi listar na lousa as que diziam ser trabalho braçal e intelectual. Foram até o domínio das massas.
Divisão trabalho
Trabalho intelectual
1. Escritor
2. Cineasta;
3. Ator;
4. Diretor;
5. Prefeito;
6. Administrador;
7. Médico;
8. Advogado.
Trabalho Braçal
1. Pedreiro;
2. Agricultor;
3. Passadeira;
4. Estivador;
5. Pescador;
6. Torneiro;
7. Soldador;
8. Mecânico.
Avaliação
Esta atividade gerou muita agitação, levando o grupo primeiro a conhecer o gênero, entender a leitura, responder aos questionamentos, participarem das discussões, vindo a ampliar seus conhecimentos e construir novas formas de organização para o trabalho, e o trabalho cooperativo.
PARTE TEORICA: O QUE SÃO AS FÁBULAS
A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.
A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nesta narrativa alegórica, como por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição” em “A lebre e a tartaruga” e “Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade” em “A cigarra e as formigas”. Portanto, sempre que redigir uma fábula lembre-se de ter um ensinamento em mente. Além disso, o diálogo deve estar presente, uma vez que se trata de uma narrativa. Por ser exposta também oralmente, a fábula apresenta diversas versões de uma mesma história e, por este motivo, dá-se ênfase em um princípio ou outro, dependendo da intenção do escritor ou interlocutor. É um gênero textual muito versátil, pois permite diversas situações e maneiras de se explorar um assunto. É interessante, principalmente para as crianças, pois permite que elas sejam instruídas dentro de preceitos morais sem que percebam. E outra motivação que o escritor pode ter ao escolher a fábula na aula, no vestibular ou em um concurso que tenha essa modalidade de escrita como opção é que é divertida de se escrever. Pode-se utilizar da ironia, da sátira, da emoção, etc. Lembrando-se sempre de escolher personagens inanimados e/ou animais e uma moral que norteará todo o enredo.
Leia também:
- Aspectos do Trabalho no Sistema Capitalista Como Gerador de Desigualdade Social e a Educação de Jovens e Adultos a Partir dos Princípios da Economia Solidária como Proposta Emancipadora – Monografia relacionada
- Espetáculo Teatral: A Exceção e a Regra
- Apreciação das Obras de Cândido Portinari
- Filme Vida de Inseto
- Associação de Figuras de Construção e Cruzadinha
- Filme: Lula, O Filho do Brasil
- Práticas com dinheiro alternativo
- Reciclar é Preservar
- Música Cidadão – Zé Geraldo
- Poema: Um Operário em Construção