Ficha Síntese da Prática pedagógica
Objetivos da Prática Pedagógica:
- Conhecer as receitas com reaproveitamento e aproveitamento integral de alimentos.
- Reconhecer a importância da sustentabilidade do planeta.
- Sensibilizar para os problemas sociais do nosso país.
- Treinar a leitura e a escrita.
Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
A maior parte dos alunos são alunos são adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa.
Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
Leitura compartilhada: Muitos pobres e a fome no Brasil. Roda de conversa.
Localização da região nordeste no mapa do Brasil.
Escrita do modo de preparo: receita: bolinho de arroz.
Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Gisele Alves da Silva Fernandes – Pedagoga, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua no magistério há 6 anos e na EJA nos últimos 2 anos.
(Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Viver e Aprender, Brasília: Ação Educativa, páginas 14 à 33 (vol. 3) e 31 à 51 (vol. 4), 1999)
RELATO
9º Dia – 21/10/2011
Comecei a aula lendo os textos: Muito pobres e a Fome no Brasil. Foi aberta uma conversa, a cerca da desigualdade social que ocorre no nosso país, especialmente na região nordeste.
A partir do texto lido foram feitas algumas indagações aos alunos para que os mesmo reflitam frente a esse problema.
Em seguida entreguei o mapa do Brasil – Unidades Federativas, para cada aluno e solicitei que pintassem cada região com uma cor diferente.
E como ultima atividade perguntei aos alunos se saberiam explicar como é feito o bolinho de arroz, uma aluna explicou para toda a turma. Então eu passei os ingredientes na lousa e os alunos escreveram espontaneamente o modo de preparo. Expliquei aos mesmos que esta receita também é de reaproveitamento de alimentos.
Os meus objetivos eram: reconhecer a importância da sustentabilidade, conhecer receitas com reaproveitamento de alimentos, reconhecerem as regiões do Brasil, sensibilizar frente a algumas problemáticas do nosso país, treinar a leitura e a escrita.
A maior parte dos alunos não consegue realizar as atividades com autonomia, precisam das intervenções dos colegas ou minhas.
Leia também:
- Economia Solidária – Sustentabilidade: Aproveitamento e Reaproveitamento de Alimentos – Monografia relacionada
- Prática pedagógica – Conceitos de Economia Solidária e Cidadania
- Prática pedagógica – Discussão sobre direitos constitucionais
- Prática pedagógica – Cidadania e Concentração de Renda
- Prática pedagógica – Hábitos alimentares saudáveis
- Prática pedagógica – Alimentação equilibrada e saúde
- Prática pedagógica – Comidas típicas e invenção dos alimentos
- Prática pedagógica – Comidas típicas brasileiras
- Prática pedagógica – Reaproveitamento de alimentos e sustentabilidade
- Prática pedagógica – Coletânea de Receitas
- Prática pedagógica – Produção de cd com receitas de reaproveitamento de alimentos
- Prática pedagógica – Montagem de uma Feira de Economia Solidária
- Caderno de Receitas