Produção de cd com receitas de reaproveitamento de alimentos

Objetivo da prática pedagógica:

• Produzir um cd com receitas de aproveitamento e reaproveitamento de alimentos.
  • Proporcionar uma integração entre os alunos.
  • Conhecer mais receitas de aproveitamento e reaproveitamento de alimentos.
  • Utilizar outras ferramentas em prol da educação.

A maior parte dos alunos, são adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa.

Digitar as receitas para montarmos um cd com receitas de aproveitamento e reaproveitamento de alimentos, para a I Feira de Economia Solidária em Suzano.

Computadores

Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Gisele Alves da Silva Fernandes – Pedagoga, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua no magistério há 6 anos e na EJA nos últimos 2 anos.

(Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Viver e Aprender, Brasília: Ação Educativa, páginas 14 à 33 (vol. 3) e 31 à 51 (vol. 4), 1999)

11º e 12º Dia – 01/12/2011 e 08/12/2011

Durante estas duas aulas, os alunos e eu fomos a uma lan house, para digitar as receitas e gravar no cd, não foi possível realizar as atividades na escola, pois os computadores estavam desligados e precisando de manutenção.

Os alunos se posicionaram em duplas enquanto um ia digitando o outro ia ditando para o colega.

Meus objetivos eram: proporcionar uma integração entre os alunos, conhecer mais receitas de aproveitamento e reaproveitamento de alimentos, utilizarem outras ferramentas em prol da educação.

A aula foi bem dinâmica, os alunos tiveram uma aula diferente, eu escutei a seguinte frase de uma aluna: – “Nossa professora, eu gostei de usar o computador, meu filho tem em casa e eu nunca tinha usado, vou começar a usar a partir de agora”.

Segundo Mario Sergio Cortella, uma nova qualidade social exige uma reorientação curricular que preveja aceitar essa realidade, mas dela partir; partir do universo do aluno para que ele consiga compreendê-lo e modificá-lo. Implica em voltar-se para as necessidades da quase totalidade de nossa população; porem, essa mesma população tem um arsenal de conhecimentos para o dia a dia que, se são satisfatório para a sobrevivência imediata, mostram-se frágeis para a alteração mais radical de suas coletivas condições de existência.