Coletânea de receitas

Ficha Síntese da Prática Pedagógica

Objetivos da prática pedagógica:

  • Escolher as receitas que serão colocados no CD para a feira da economia solidária.
  • Reconhecer a estrutura de um gênero: A receita.
  • Treinar a leitura e a escrita.

Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
A maior parte dos alunos são adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa.

Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:

  • Roda de conversa.
  • Escolha das receitas de aproveitamento e reaproveitamento de alimentos para a feira de Economia Solidária.
  • Atividade de leitura e escrita.
  • Escrita de uma refeição utilizando o aproveitamento e o reaproveitamento de alimentos.

Recursos necessários para aplicação:
Coletânea de receitas com aproveitamento integral dos alimentos (Mesa Brasil Sesc).

Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Gisele Alves da Silva Fernandes –  
Pedagoga, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua no magistério há 6 anos e na EJA nos últimos 2 anos.

(Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Viver e Aprender, Brasília: Ação Educativa, páginas 14 à 33 (vol. 3) e 31 à 51 (vol. 4), 1999)
RELATO

10º Dia – 18/11/2011

Hoje nossa aula tem como objetivo: escolha das receitas que serão colocados no cd, sistematizar o conceito – texto em forma de receita, treinar a leitura e a escrita.

Começamos a aula com uma roda de conversa, expliquei aos alunos que como estávamos com pouco tempo, sugeri montarmos um cd de receitas com aproveitamento e reaproveitamento de alimentos ao invés do caderno de receitas como tínhamos combinado, todos concordaram e gostaram da ideia.

Em seguida, eu trouxe uma coletânea de receitas e pedi para cada aluno escolher uma, para que na próxima aula eles pudessem digitar.

Para próxima atividade, eu passei na lousa um texto em que faltavam algumas palavras e acima do texto havia um quadro com palavras que seriam usados para completar as lacunas. Após o texto todo completo informaria os alunos as partes da receita, a serventia do titulo, etc.

E para finalizar a aula eu solicitei aos alunos que escrevessem uma receita com aproveitamento e reaproveitamento de alimentos que eles conhecessem.

Toda vez que eu peço para os alunos realizarem atividades desse tipo eles se intimidam, eu encorajo, a grupo para eles se ajudarem, intervenho e assim todos conseguem concretizar o que foi pedido.

“A Economia Solidária apresenta-se como uma possibilidade de reversão do processo ocorrido nos primórdios do capitalismo, em que ocorreu a separação entre os trabalhadores e seus meios de produção, gerando uma alienação e submissão ideológica do proletariado e sua conversão em mercadoria adquirida destinada a uso do capital (Coraggio, 2003; Santos e Rodriguez, 2002; Singer, 2002; Gaiger, 2003)”.

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