Pintura solidária de panos de prato

Autor da prática: Flávio Ventura

A atividade foi planejada para uma turma de 16 alunos de EJA II. Essa classe está composta por 9 homens e 7 mulheres com idade entre 17 e 54 anos. A proposta da professora era realizar uma pintura de pano de prato de duas maneiras diferentes. Um grupo utilizaria uma técnica que utiliza um molde vazado entregue pela professora e tinta spray simples. O outro grupo faria um trabalho dividido em etapas, sendo a primeira etapa selecionar o desenho, a segunda utilizar papel carbono para fazer o desenho no pano e depois utilizar pincel e tinta para fazer a pintura do pano. Os grupos foram separados de maneira aleatória. O objetivo dessa atividade era discutir com os alunos meios de produção e valor agregado aos produtos. Separados os grupos a professora inicia as orientações.

Conforme o andamento da atividade os alunos logo foram percebendo que o tempo e o trabalho que seriam empregados para produzir os panos seria muito desigual. O grupo de alunos que utilizavam o molde vazado para pintar, rapidamente concluiu seu trabalho, enquanto o outro grupo ainda estava desenhando no pano de prato.Ao final da aula, um dos grupos já havia concluído a atividade enquanto outro pediu mais tempo para terminar. A professora disse então que a atividade poderia ser terminada no dia seguinte e que se os alunos que havia terminada o trabalho de hoje quisessem fazer mais panos não haveria nenhum impedimento.

No dia seguinte os trabalhos continuaram da mesma forma que o dia anterior e ao final da aula a professora disse aos alunos que haveria uma discussão sobre a situação que aconteceu na sala de aula.

No terceiro dia dessa atividade sequenciada todos os panos já estão prontos. A professora então sugere aos alunos dizer o que eles haviam sentido durante a realização dessa atividade. De maneira geral o grupo que havia feito mais “esforço” para pintar o pano estava descontente com a atividade dizendo que a professora havia sido injusta. Já o grupo que havia realizado a pintura com molde vazado estava satisfeito, pois alguns alunos haviam pintado inclusive mais de um pano. A professora houve os argumentos de pede para que os alunos coloquem preço nos panos. Um aluno sugere que todos os panos tenham o mesmo valor, pois afinal são panos de prato. Outro aluno discorda. Segundo ele o pano que demorou mais para ser produzido deve ser mais caro. O primeiro aluno contrapõe dizendo que se a qualidade do produto é a mesma, não importa para quem compra como ele foi produzido. O segundo aluno ainda retruca argumentando que o pano feito pelo colega parecia ter saído de uma máquina automática e que o dele havia sido feito com amor e carinho.

Nesse momento a professora faz uma intervenção na conversa e faz um apanhado histórico de como se deu o processo de valorização dos produtos em relaçã a forma de produção. Em seguida ela faz uma explanação sobre as atuais condições de trabalho injustas e da remuneração que muitas vezes é inadequada por determindaos serviços.

A professora aponta a economia solidária como um alternativa para essa situação de meios de produçãoe valorização do trablaho da maneira injusta que está hoje. Como tarefa para esse grupo a professora sugere trabalhar outras prerrogativas da economia solidária.