Ficha Síntese da Prática Pedagógica
Objetivos da Prática Pedagógica:
Para poder entender quem é esta mulher que esta voltando a estudar. A pesquisa com as mulheres (alunas) do CIEJA teve a intenção de traçar um estudo, como ela se apresenta e quais são seus anseios e suas necessidades. A proposta desde o início era investigar o papel da educação popular nas iniciativas de Economia Solidária e práticas escolares. Pretendí analisar a possibilidade de que os jovens e adultos atuassem nesses locais de forma a reconhecer e transformar sua própria condição, de que pudessem se perceber como produtores de cultura e não fossem meros receptores de um projeto de futuro, mas construtores de um tempo presente menos desigual.
Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
A maior parte das alunas do CIEJA é ou já foram casadas que a maior parte delas tem filhos, e tem idade entre 26 e 59 anos, onde a fonte de renda é do salário, não sendo um rendimento muito alto, onde a maior parte da renda da mulher e dos outros familiares fica entre R$ 545,00 e R$ 1.100,00, que costuma ocupar seu tempo com os trabalhos domésticos e cuidando dos filhos.
Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
Foi feito pesquisa com as mulherers do CIEJA-Butantã, para poder enter como é a vida destas mulheres porque estão voltando a estudar e quais são as suas pespectivas com o estudo.
Recursos necessários para aplicação:
Uso da sala de informática, para digitação dos dados coletados com as alunas.
Breve currículo do autor da prática pedagógica:
José Rodrigues Ferreira Junior, Prof. Geografia ensino fundamental e médio. Leciono a 18 anos anos na Rede Publica do Estado de São e a 10 anos na Rede publica da prefeitura de São Paulo.
PESQUISA CIEJA NA RUA – PERFIL DAS MULHERES DO CIEJA