Atividade realizada a partir dos documentários Cooperativismo – Vamos salvar o mundo 5, Economia Solidária: apresentação e Economia solidária

Ficha Síntese da Prática Pedagógica

Objetivos da Prática Pedagógica:

  • apresentar os princípios da Economia Solidária;
  • questionar a legitimidade do modo de produção capitalista;
  • divulgar a existência de grupos sociais organizados solidariamente nas relações econômicas.

Características do grupo a quem foi aplicada a prática:
Alunos maiores e menores de idade, empregados, desempregados, donas-de-casa, alunos em liberdade assistida, moradores da periferia e muitos deles moradores em favelas.

Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:

  • levantamento do conhecimento prévio e das hipóteses dos alunos sobre o assunto;
  • apresentação dos documentários;
  • momento para os alunos se posicionarem, opinarem;
  • realização simultânea do registro dos depoimentos;
  • realização de debates a respeito dos pontos polêmicos de cada documentário;
  • elaboração do registro individual.

Recursos necessários para a aplicação:

Breve currículo do autor da prática pedagógica:
Estevam Rubens Gonçalves Moura – Biólogo formado pela Universidade de São Paulo;  Especialista em Educação pela PUC-SP;
Professor Efetivo da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura do Município de São Paulo no Ensino Fundamental II (Ciências da Natureza) e Médio (Biologia); Professor de Biologia da Rede Particular de Ensino da Cidade de São Paulo.

RELATO

Os três documentários foram exibidos em uma mesma aula,

A sequência didática (ou como trabalhar um conteúdo de tal maneira que ele realmente seja ou se torne significativo) foi a seguinte:
a) Levantamento das hipóteses dos alunos a respeito do que eles acham, pensam a respeito das relações de trabalho.
b) Registro na lousa, por um aluno, das hipóteses que iam sendo formuladas.

O patrão ou a patroa é que mandam.
Num tem jeito, se quer manter o emprego tem que obedecer.
O patrão tem que mandar. Se você não quer obedecer, você que trate de virar patrão.
O motoboy trabalha por conta própria, mas obedece quem manda as encomendas
Quem trabalha direitinho, quem faz as coisas certinhas e melhor que os outros, não precisa ter medo de perder o emprego.

c) Exibição dos três documentários.
d) Realização de um debate na sala de aula. Um dos grupos teve que se posicionar a favor do cooperativismo, destacando os aspectos por eles considerados positivos e negativos. O outro grupo teve que se posicionar a favor do trabalho assalariado, também destacando os aspectos por eles considerados positivos e negativos.
e) Resumidamente, os alunos afirmaram que aspecto mais relevante da cooperativa é o fato de não ter patrão, mas que também não deve ser fácil trabalhar com os outros. Pode ter gente na cooperativa que só quer se aproveitar e quando acabam pondo parentes a coisa complica. Para o grupo que defendeu o trabalho assalariado, a maior vantagem é a garantia do salário no final do mês. Interessante que esse grupo detectou uma contradição, garantia enquanto estiver empregado. De uma maneira descontraída, e até divertida, os alunos disseram que o bom mesmo é ser rico, não precisar trabalhar nem como empregado e nem de outra maneira.

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