Ficha Síntese da Prática Pedagógica
Objetivos da Prática Pedagógica:
Conhecer e refletir o universo do trabalho de seus colegas classe.
Características do grupo a quem foi aplicada a prática:
Alunos da Rede Pública Municipal de Santo André – classe de alfabetização – EJA I
Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
Sensibilização musical.
Roda de conversa.
Registros e relatos na linha do tempo.
Problematização da temática em tabela de dados
Recursos necessários para a aplicação:
Aparelho de som.
Cartolina
Lousa
Giz, lápis de cor canetas hidrográficas.
Breve currículo do autor da prática pedagógica:
Isabel Mayer Bonilha – Professora da Rede Pública de Santo André há 26 anos e São Bernardo 10 anos, que atuou em sala de aula Educação Infantil, Fundamental e Jovem e Adulto, Diretora de 1992 a 1996, e atualmente desde 2009 como Assistente Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos, com Formação no Magistério, Pedagogia e Pós em Psicopedagogia.
1ªAtividade: Plano de aula
Data de entrega: 16/04/2011
Público alvo: Alunos da Rede Pública Municipal de Santo André – classe de alfabetização
Tema: Trabalho
Atividade:
- Sensibilização: música “Mulher rendeira”
- Roda de conversa com a apresentação e relato de experiências profissionais;
- Registro dos relatos na linha do tempo;
- Problematizarão a temática em tabela;
Situação de aprendizagem:
- Roda de conversa;
- Registros das profissões;
- Socialização das informações linha do tempo e tabela;
Metodologia:
1ª etapa: na roda de conversa iremos ouvir a música “Mulher rendeira”
Com esclarecimentos da proposta da atividade e sensibilização iniciando os relatos.
2ª etapa: a professora com uma fotografia irá fazer a sua apresentação: nome completo, idade, onde nasceu, quando começou a trabalhar, qual è a sua profissão e como foi está escolha.
3ª etapa: na lousa será construída uma linha do tempo com os registros da roda de conversa.
4ª etapa: construção das tabelas com a sistematização das informações.
Avaliação:
Participação dos alunos nas atividades desenvolvidas
Com o trabalho realizado a professora terá possibilidades de desenvolver outras atividades contemplando todas as áreas do conhecimento. Segue algumas sugestões:
- Leitura da música “Mulher rendeira”
- Linha do tempo situações problemas.
- Caça-palavras das profissões, construção do jogo de memória, bingo das profissões, textos coletivos, histórias e relatos dos profissionais da escola.
- Levantar outras questões relacionadas a profissões: quem tem carteira assinada.
- Conhecimento de outras profissões – pesquisas.
Rede Pública Municipal de Santo André
EJA – ALFABETIZAÇÃO – 2011
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS – 1º BIMESTRE
A turma de alfabetização é composta por 18 alunos, sendo 12 mulheres e 06 homens; um aluno de inclusão acompanhado pelo CADE. De acordo com a ficha de caracterização preenchida pelos alunos observo que a maioria nasceu no Estado de São Paulo e o restante tem origem na região nordeste.
A maioria dos alunos é casada e possuem filhos, a religião com maior número de adeptos é a católica e em segundo lugar temos a evangélica.
O meio de comunicação mais utilizado pelos alunos é o rádio e a televisão. Nos momentos de lazer os lugares mais frequentados são as casas de parentes e igrejas.
Todos os alunos possuem atividade remunerada, com exceção de dois alunos que são aposentados. A grande maioria está há mais de vinte anos fora da escola.
Os alunos declaram ter problemas de saúde como: pressão alta, diabetes, esclerose múltipla, dores nas juntas e lombares. Vale ressaltar que nesta sala não existe alunos adolescentes sendo que a aluna mais nova possui 35 anos.
Após sondagem para levantamento dos saberes dos alunos, pode-se dividir a turma em dois grupos distintos: 01 turma que está no processo de alfabetização (vamos chamar essa turma de inicial), sendo: dois alunos silábicos alfabéticos, sete alunos silábicos com valor sonoro e uma aluna pré-silábica.
A turma inicial necessita de atividades voltadas à reflexão do sistema e trabalho com alfabeto.
Existe também na sala uma turma composta por oito alunos alfabéticos (vamos chamar essa turma de final); alguns com pouca autonomia para leitura e escrita e outros com facilidade para se expressar através da escrita e com boa interpretação de texto.
Iniciamos fazendo leituras dos livros de Ruth Rocha e uma história em particular agradou demais a todos. Trata-se da história apanhei assim mesmo, do livro historinhas malcriadas. Já contei essa história três vezes a pedido dos alunos. Estão com mais concentração em relação ao ano anterior.
Em matemática a turma inicial possui compreensão limitada do sistema de numeração decimal, em alguns momentos se perdem na contagem, fazem cálculos de adição e subtração, mas observo que alguns não compreendem o conceito. Possuem dificuldade em interpretar situações problemas.
A turma final também sente dificuldades em compreender situações problemas. Conseguem efetuar as técnicas operatórias da adição, subtração e multiplicação, em sua maioria sem dificuldades, apenas 03 alunos compreendem e realizam a divisão.
Também compreendem o sistema de numeração decimal.
Em ciências físicas e naturais compreendem a influência do homem na transformação do meio e procuram trazer experiências pessoais, principalmente em relação a alimentos, saúde e higiene.
Em história e Geografia apresentam muito interesse e curiosidade nos assuntos tratados e procuram participar oralmente emitindo sua opinião.
Apreciam muito o momento de informática, onde exploramos as ferramentas disponíveis: WORD, JOGOS E INTERNET.
Já estão cobrando aulas passeio, pois a escola é única forma de acesso a eventos artísticos e culturais.
É uma turma que não demonstra resistência no trabalho, aceitam prontamente as propostas e procuram executar da melhor forma possível.
Também já cobraram a oficina de costura e a continuidade do projeto do parque escola.
A maior expectativa dos alunos em relação à escola e aprender ler e escrever, recuperando o tempo que estiveram fora do universo escolar. (Texto elaborado pela professora de alfabetização para o Plano Político Pedagógico).
Relato da Atividade
No dia da atividade os alunos sabiam que teriam aula com outra professora.
Fui recebida com muito carinho e preparei este momento seguindo as etapas do desenvolvimento do plano de aula foi “recíproco”.
A professora ajudou a preparar o ambiente organizamos as carteiras no formato de roda e colei os cartazes na lousa “a tabela e a linha do tempo”. Às 19 horas os alunos foram chegando. Ao fundo tínhamos música “Mulher rendeira”. Acharam bem diferente a maneira que iria acontecer àquela aula e comentavam entre si.
A professora, neste dia resolveu fotografar e filmar, pois já articulava em sua mente outras atividades.
Estavam presentes neste dia 15 alunos.
Iniciei esclarecendo a atividade do dia e demos início aos relatos da apresentação: nome completo, idade, onde nasceu, quando começou a trabalhar, qual a profissão e registramos quem está no emprego formal e informal.
Fui à escriba, enquanto eles falavam pude perceber a atenção do grupo.
Na linha do tempo registramos o ano do nascimento e foi muito interessante localizar as datas dentro das décadas principalmente para alguns alunos que tem dificuldades de contar identificar e relacionar.
A atividade não se resumiu em responder perguntas. Com o nome soletravam as letras. Local de nascimento iniciou uma brincadeira, pois a maioria era de Pernambuco. Com as datas alguns alunos fizeram relações de tempo e contas – cálculo mental com muita facilidade, quando os colegas não conseguiam lembrar a data que iniciaram o 1º emprego. Perguntavam: quantos anos você tinha quando começou a trabalhar e assim registrávamos o ano.
As histórias do 1º emprego e outros tantos foram relatadas na sala, contaram suas vidas (sentimentos – emoções – desejos – interesses – necessidades), fiquei em alguns momentos emocionada surpresa com a confiança depositada naquele espaço entre professores e alunos.
Às horas passaram sem que o grupo percebesse.
No intervalo paramos e eles continuaram conversando relatando lembranças aos colegas.
Retornamos a atividade e uma aluna fez o relato que tinha perdido o emprego naquela semana todos se mostraram solidários. Solicitei que ajudassem pesquisando em seus locais de trabalho e outros colegas; neste momento surgiu entre o grupo uma discussão: Trabalho não falta o que falta é emprego. Outro aluno relatou estou aqui porque preciso estar estudando para manter meu emprego – solicitação da firma – e emendou o que você está fazendo aí na lousa meu encarregado faz lá na firma e eu não entendia, é uma tabela de informações, preciso aprender a ler.
Uma senhora relatou a escola tem me ajudado muito, meu sonho é aprender a ler e escrever.
Terminamos o dia sem perceber e conseguimos registrar todas as informações.
Finalizei aquele momento muito feliz, pois o objetivo da atividade foi realizado além das minhas expectativas “conhecer e refletir o universo do trabalho de seus colegas de classe”. Fiz o combinado de trazer a tabela e a linha do tempo digitada para leitura e a realização de novas propostas de trabalho que seriam realizadas com a professora
Fui convidada a participar da aula de culinária e todos agradeceram pelo dia.
Retornei a sala três dias depois com a tabela e a linha do tempo. A professora está trabalhando com as informações diferentes atividades nas áreas do conhecimento.
Participei na construção dos gráficos que envolviam leitura e registros. * local de nascimento e quem ocupa o emprego formal e informal *. Os alunos que faltaram estão completando a tabela.
Assistiram ao filme da aula. Não pude participar, pois tive que atender uma mãe de aluno EJA II.
As fotos estão ótimas.
Na saída deste dia passaram na secretaria e relataram: o filme ficou muito bom!
A professora relatou que fará com os alunos pesquisas de datas históricas em relação ao ano que eles nasceram “acontecimentos que marcaram nossa sociedade e mudaram comportamentos”.
ATIVIDADE: RODA DE CONVERSA – TEMA TRABALHO
REGISTRO EM TABELA
Leia também:
- Economia Solidária: Uma Alternativa Inovadora para os Impactos da Globalização na Formação dos Professores e no Currículo da Educação de Jovens e Adultos – Monografia relacionada
- Prática 1 – Conhecer e refletir o universo do trabalho de seus colegas classe
- Prática 2 – Sociedade e consumo – Roda de conversa e socialização das ideias
- Prática 3 – Encontro de Professores em busca de novas alternativas