Vida com Qualidade

Ficha Síntese da Prática Pedagógica

Objetivos da Prática Pedagógica:
Proporcionar aos alunos da Educação de Jovens e Adultos além da reflexão a discussão de princípios da economia solidária.Abordar as questões de preconceito, estimular a discussão em relação ao lixo orgânico, priorizar a sustentabilidade com atos e ações em relação ao consumismo .

Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
A salas são compostas de 18 alunos  na sala de Alfabetização que corresponde a 2º e 3º anos do ensino fundamental e 20  alunos da sala de Pós Alfabetização que corresponde a 4º e 5º ano do ensino fundamental do Ciclo I  com idade que varia de 15 a 67 anos, alunos vindo da região Norte Nordeste e que como sonho trazem a vontade de estudar, aprender a ler e escrever, muitos para arrumar trabalho, outros para realização profissional, temos 4 alunos que  apresentam comprometimento intelectual e são acompanhados pela Educação Inclusiva. Todos participaram da atividade com atenção. A maior dificuldade encontrada é a leitura e percebo que na matemática eles apresentam mais facilidade. Não sou a professora da sala mais apliquei a atividade em parceria com as professoras. Nesse dia convidamos a sala de Pós Alfabetização para participar das atividades.

Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
Trabalhei com os filmes, Cidade de Deus e Ilha das Flores, textos, reflexões, roda de conversa e socialização de atividades e discussões.

Recursos necessários para aplicação:
filme, data show, obras de arte, xerox (cópias) do texto, lousa, giz, caderno e lápis,

Breve currículo do autor da prática pedagógica:
Professora de Educação do Ensino Fundamental, atuando na Rede Estadual de ensino há 23 anos e na Rede Municipal de Ensino de Santo André, com Educação de Jovens e Adultos ha 12 anos, com Formação em Pedagogia e Especialização em Metodologia do Ensino Superior.

RELATO

Realizamos uma aula com os alunos da EMEIEF Machado de Assis no dia 29/08/11 com o tema Vida com Qualidade, juntamos duas salas de EJA I Alfabetização e Pós Alfabetização, 1ª e 2ª, 3ª e 4ª séries.

Usamos o titulo Vida com Qualidade para conscientizá-los sobre a importância do orçamento familiar para viver  bem e estabelecer critérios para um consumo responsável .Para isso fizemos uma dinâmica de grupo , chamada Viagem aos Mares Distantes , onde os alunos tinham que escolher num cartaz uma companhia para viajar sem conhecer, apenas por foto . Nesse momento cada aluno escolheu seu acompanhante e justificou porque levaria essa pessoa ao passeio.

Após a dinâmica, revelei a identidade de cada personagem escolhidos por eles, onde relatei que as pessoas não eram exatamente quem pareciam ser , pois haviam diversos personagens , como um travesti , uma  freira da irmandade Joaquina, um  Homossexual , uma Seria killer dentre outros. Foram muito interessante as reações dos alunos, uns aceitaram bem, outros demonstraram um certo preconceito .

Logo apos a discussão passei para eles o curta A Ilha das Flores onde até os alunos de inclusão participaram dando suas opiniões. Do filme, discutimos sobre as desigualdades sociais , a exploração do homem sobre o homem, esquecendo-se da solidariedade e afeto entre seus semelhantes , tão discutida nas aulas da  professora Sônia  Kruppa .

Apresentei um mapa mundi e discutimos sobre a quantidade de lixo que cada pessoa produz por ano, que poderia virar um meio de trabalho, uma cooperativa.

Depois dessa explanação vimos um gráfico com a representação da porcentagem do tipo de lixo que mais usamos e menos usamos.

Houve a participação de todos os alunos inclusive numa atividade que propus de eles desenharem sua mão numa folha de papel e escreverem dentro do desenho da mão, a que  eles tem em suas casas que  não podem viver sem e o que eles tem e não precisariam ter .Gerou uma discussão muito boa , pois cada aluno demonstrou ter uma prioridade em suas vidas em relação a gostos e necessidades .

Acredito que tenhamos alcançado nossos objetivos, pois a participação e envolvimento dos alunos foi algo muito presente, avaliei pela participação envolvimento e aceitação.

Apesar de termos tido dois níveis diferentes de aprendizagem na aula, todos participaram de maneira proveitosa e não houve preconceitos de um em relação ao outro, adorei a experiência e a disponibilidade das professoras das salas.

Leia também: