Ficha Síntese da Prática Pedagógica
Objetivos da Prática Pedagógica:
Introduzir reflexão sobre Economia Solidária nas salas da EJA 1
Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
Grupo de alunas e alunos de EJA da EMEIEF Carolina Maria de Jesus no Bairro Cata Preta em Santo André.
Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
Montagem de palavras, reflexão sobre o entendimento a partir da visualização de palavras e de imagens, oficinas de música e experimentação de distintos gostos musicais, comportamentais etc, e plenárias eventuais (eventos culturais) para experimentos coletivos dos trabalhos educativos e culturais feitos em salas de aula.
Recursos necessários para aplicação:
Recortes de revistas, letras recortadas, formação de círculo para facilitar a comunicação, execução de músicas em sala de aula, instrumentos musicais,
Breve currículo do autor da prática pedagógica:
Vilson Rodrigues da Costa – Professor da rede pública até 1995, formação em Ciências Sociais; Economia Popular e Solidária e Gestão Ambiental.
Deseja ser contatado por outros professores:Sim
( x ) e-mail vkauka@gmail.com particular– vrcosta@santoandre.sp.gov.br trab.
( ) telefones ( x) 68056068 ; ( 11 ) 4979 3699 – Trabalho
Esta atividade foi realizada na EMEIEF Carolina Maria de Jesus situada no bairro Cata Preta cujos alunos matriculados procedem na sua maioria vindos de várias partes do Brasil (ver dados específicos na escola)
- Iniciamos com leitura de poesia em seguida montar as frases dentro dos temas desejados com a participação dos/as alunas/os;
- Observamos o comportamento dos/as alunos/as na montagem das frases (concorrência, participação etc.);
- Discutimos o que representa para cada uma das pessoas presentes o que significa cada uma das palavras;
- Fechamos a atividade aprofundando o tema central que o entendimento do que vem a ser Economia, e as características de uma pessoa solidária. Isto é importante para refletir sobre a possibilidade de uma Economia e sociedade baseadas na solidariedade.
Desenvolvimento da atividade I – Relato do trabalho executado
Iniciamos a atividade com a leitura da poesia: ”Operário em Construção de Vinícius de Moraes feita pela professora Maria Isabel. Ao final contei aos alunos a história das letras misturadas. Eu disse a eles que havia separado algumas frases para refletir com eles, mas que no caminho as letras se misturaram e eu precisava de ajuda para formar novamente as frases. A Professora Isabel então sugeriu que fossem divididas as letras entre os alunos/as e em seguida apresentasse a frase a ser formada e ai definindo quais letras seriam necessárias para compor a frase, cada pessoa ia trazendo a letra que tinha em mão na ordem que era solicitada para a formação de cada frase.
Foram disponibilizadas letras em quantidade suficiente para formar as palavras: HOMEM, MULHER, TRABALHO, HUMANIDADE, SOCIEDADE, ECONOMIA e PESSOA SOLIDÁRIA
Durante a montagem das frases tive a sensação de presenciar uma gincana. Algumas pessoas se apressavam em trazer a sua letra, enquanto outras reclamavam que algumas estavam indo muito rápido como que querendo terminar as suas letras e com isto dificultando o acesso de outros.
Terminada a montagem das palavras, cada pessoa presente se manifestou sobre cada uma delas buscando refletir sobre a relação destas palavras como significado do que vem a ser trabalho, economia, sociedade, qualidade de uma pessoa solidárias e as mudanças no mundo do trabalho, a substituição das pessoas no trabalho em todos os setores da economia, buscando a lembrança de cada uma das pessoas dentro da sua compreensão desde as atividades na agricultura e pecuária até as atividades nas indústrias,serviços e comércio das grandes cidades.
Sobre Homem: foram manifestadas expressões como: autoridade; machismo; trabalhador; responsabilidade; “o cabeça” ; tudo na casa.
Sobre o Trabalho: “é tudo”; “é bom demais”; “quem trabalha está com saúde”; “primeiramente Deus depois o Trabalho”; “trabalhar no que gosta é muito bom”; “qualquer bico é trabalho”; “criei dois filhos trabalhando honestamente”; “limpando casa”.
Sobre Mulher: dupla jornada; trabalha fora e trabalha em casa; casa sem mulher não tem limpeza; o homem sem a mulher é impotente; cria os filhos; muitas criam os filhos sozinhos; a mulher hoje é mulher com “M”.
Sobre Humanidade: ser humano; que ajuda o Próximo; o humano verdadeiro é ter o coração bom; se humilde; ter prosperidade: ter sentimentos.
Sobre Sociedade: lugar do cidadão de bem; não corromper; não ser corrompido.
Sobre Economia: economizar; gastar só o que ganha; gastar o suficiente.
Na seqüência aproveitei para refletir com os alunos/as sobre o significado da palavra economia que vem do grego OIKÓS NOMOS que quer dizer zelo, regras, cuidados para com o lar. Ao final das manifestações introduzimos uma reflexão sobre possibilidade uma economia que valorize o desenvolvimento tecnológico sem deixar de lado a valorização das pessoas que vivem no trabalho. Que valoriza mais as pessoas do que o dinheiro. Uma Economia que seja solidária, que convida cada pessoa a se colocar no lugar da outra, ao contrário do estímulo à competição.
Na seqüência foi perguntado como cada uma/um viu ou sentiu as mudanças no mundo do trabalho e se era possível a organização do trabalho em grupo. Foram dados testemunhos de trabalho na roça, de como plantavam, de como colhiam o milho, o feijão e outros cereais e como estas plantações são colhidas hoje com uso das máquinas.
Uma parcela dos participantes conseguiu explicitar pensamentos considerando que é possível trabalhar valorizando as pessoas e que o dinheiro deve servir para trocar as coisas mas não deve ser mais importante que as pessoas.
De acordo com as intenções das atividades houve reflexão sobre a importância do trabalho na vida das pessoas. Houve várias manifestações do tipo: “depois de Deus o trabalho é tudo na vida. “ sem trabalho não me sinto como gente de verdade”
Estas expressões objetivas e subjetivas obtidas com as atividades podem nos conduzir à afirmação de que todas ou praticamente todas as pessoas presentes nas atividades, estavam transparentemente cônscias dos resultados do desenvolvimento das forças produtivas e a conseqüente desestruturação do mercado de trabalho, a exclusão dos postos de trabalho tradicionalmente conhecidos e/ou a inclusão precária.
A descrição das formas como se executavam algumas atividades do trabalho anterior destas pessoas é fundamental para discutir como são feitas hoje, e quais as vantagens e desvantagens. Por exemplo: cortar cana, trabalhar com enxadas sob sol forte, ou entre fornos de fundição a 1200 graus centígrados.
No encerramento foram executadas duas músicas: “Tocando em frente” (de Almir Sater e Renato Teixeira) e “Chalana” (de Mário Zan e Arlindo Pinto).