Traduzindo o Projeto Político Pedagógico

Ficha Síntese da Prática Pedagógica

Objetivos da Prática Pedagógica:

– compreender como as práticas de gestão compartilhada podem ser ampliadas e efetivadas no espaço escolar.
-elaborar texto (carta) aos educandos explicitando os objetivos, as metas, metodologia e estratégias de ensino.

Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
Educadores de CIEJA Butantã: 8 professoras de ensino fundamental I e 17 professores de ensino fundamental II (de todas as áreas de conhecimento), 4 educadoras da equipe técnica e comunidade escolar (educando, funcionários e demais pessoas interessadas).

Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:

Reunião com a participação de todos os professores e  trabalho por área de conhecimento/equipes.

1- Momento de leitura – convidamos a todos que façam a leitura das produções da área/equipe. Quanta coisa boa! Sugerimos um percurso… Podemos começar com os registros de perfil de turma (sugerimos que troquem os registros na equipe), relatório das atividades desenvolvidas, os cadernos das turmas, “aquilo que realizamos”. Já os planejamentos contam o que vocês definiram como importante, “o vir a ser”, a transformação esperada com nosso trabalho, assim como os critérios definidos para a avaliação (provas aplicadas em todos os módulos) e as expectativas de aprendizagem, funcionam como uma síntese dos objetivos e metas, ou seja, o  que almejamos desenvolver no ano.

2- Momento de conversa – a partir das leituras realizadas propomos que conversem sobre o trabalho deste ano, o que podemos fazer; qual o significado das ações; o que permanece e o que precisa ser feito de forma diferente.

3- Momento da escrita – aqui sugerimos a escrita coletiva de uma carta para nossos alunos, portanto, o nosso interlocutor é o educando. Ele deve saber de nossas intenções e expectativas sem esquecer das estratégias que serão utilizadas para cada um dos módulos.

4- Momento de socialização – Leitura das cartas para os colegas e comentários.

5-Vivências
Os autores das cartas devem realizar a gravação de áudio fazendo as devidas adaptações para postagem no blog da escola.
Elaboração de mosaico com uma imagem que represente a equipe e/ou área de conhecimento.

6- Realização de Plenárias com a comunidade escolar.

Recursos necessários para aplicação:
Sala ampla para a reunião, documentos produzidos pelas equipes (PPP e outros registros) computador (com o programa audacity instalado) e blog da escola.
Para o mosaico: quadro de MDF (15mX12cm), pastilhas de cerâmica, cola branca, cimento de rejunte, pinça, alicate de artesanato e verniz.

Breve currículo do autor da prática pedagógica:
Roseli Aparecida de Oliveira Pereira – Orientadora Pedagógica Educacional do CIEJA Butantã, educadora da rede municipal há 20 anos. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie na área de formação docente e também formadora de professores pelo Instituto Paulo Freire.

 

O TRABALHO COLETIVO E A GESTÃO DO PROCESSO EDUCATIVO

Há algum tempo os educadores indicam a necessidade de maior envolvimento dos educandos nas discussões do Projeto Político Pedagógico do CIEJA Butantã. Em 2010, em razão das discussões a cerca do Plano Municipal de Educação vivenciamos um grande debate sobre as questões da educação.

Esse processo nos fez perceber o quanto nossos educandos têm a contribuir com a discussão da educação, em seus princípios, objetivos, currículo e avaliação. Contudo, foi um acontecimento pontual delimitado pela pauta das plenárias de elaboração do Plano Municipal de Educação.

No início do ano realizamos as reuniões de educadores para a definição das metas de 2012, revendo os registros significativos do processo do ano anterior e apontando as necessidades que ainda não foram contempladas.

O passo seguinte seria informar aos educandos as propostas para a aprovação ou modificação em reunião de Conselho do Centro. Contudo, nas salas de aulas realizamos atividade de levantamento de temas de interesse e de debate de questões que os alunos apresentaram como relevantes.

Fato que nos fez questionar o encaminhamento anteriormente definido. Nos demos conta de que já havíamos iniciado um processo de construção coletiva de currículo – a partir do fato de considerar os interesses e necessidades dos educandos como conteúdo significativo – e que apenas comunicar aos representantes do Conselho do Centro nossos objetivos e metas seria incoerente como o processo já desencadeado.

Seria necessário envolver a todos, inclusive na discussão do Projeto Político Pedagógico. Sendo assim, a equipe gestora do CIEJA Butantã, em reunião de formação propôs aos educadores uma “tradução” dos registros de projeto, planos e relatos para uma carta de intenções de comprometimento com o processo educativo, destinada aos nossos educandos como ponto de partida da discussão do PPP de 2012.

A equipe técnica apresentou a proposta com o mesmo instrumento solicitado aos educadores, uma carta, retomando os princípios que norteiam nossa intervenção pedagógica. (ANEXO 3).
Segue a análise das etapas desta proposta:

Revendo os registros – refazendo o caminho da construção da equipe

Acreditamos que o registro é imprescindível para o trabalho educativo, registramos ou deveríamos registrar tudo o que ocorre em sala de aula, nas reuniões, enfim, no cotidiano escolar. Mas ao mesmo tempo, sabemos que esses registros perdem o significado se não são utilizados para a reflexão, para novas ações e encaminhamentos.

Os professores divididos em equipe (módulos I e II e SAAI) ou em áreas de conhecimento foram convidados a reler, organizar e analisar os registros do processo educativo do ano  anterior com o objetivo de destacar quais as metas, objetivos, metodologia e critérios de avaliação definidos pelo grupo. Sugerimos também que na leitura dos perfis das turmas os professores trocassem entre si os registros de suas turmas.

Se não tivéssemos mais acesso a esses documentos o que lembraríamos? Quais aspectos são compartilhados por todos os educadores da equipe ou área de conhecimento?

Discutindo o significado da ação docente

Após o momento de leitura dos documentos foi proposta a discussão dos aspectos fundamentais para o trabalho da equipe ou área do conhecimento: as metas, os objetivos, os conteúdos e as estratégias que são essenciais para o desenvolvimento do processo educativo.

Apresentando as intenções educativas

Escrever com significado implica ter um interlocutor definido, uma mensagem adequada e intenção de estabelecer um diálogo. Desta forma, os educadores, coletivamente escreveram uma carta para os educandos apresentando como percebem e reconhecem a importância de seu trabalho.

Escolhemos a elaboração de uma carta, porque acreditamos que essa forma de comunicação pode aproximar o emitente e o interlocutor, induzindo a uma resposta.

Percebemos que a atividade de escrever aos educandos fez com que os educadores se envolvessem e utilizassem estilos diferentes, mas em todas as produções pudemos constatar a clareza da proposta pedagógica. (ANEXO 4).

Socializando as intenções educativas

Mesmo partindo das metas e objetivos de cada área, temos clareza de que  fazemos parte de um único CIEJA, temos princípios comuns que já são discutidos durante anos e que são os eixos de nosso trabalho.

Ao analisarmos conjuntamente as cartas refletimos e verificamos “se falamos a mesma língua”, ou seja, se estamos coerentes com os princípios de uma educação humanizadora.

Utilizando várias linguagens, ampliando nossa comunicação

Em outras situações de formação discutimos os projetos que serão desenvolvidos no ano de 2012. Os educadores a partir do levantamento das prioridades apontaram quatro campos de atuação: a permanência dos alunos; o letramento e aprendizagem com qualidade social; as novas tecnologias como ferramentas de aprendizagem e formas solidárias de convivência.

Os educadores, em grupos com representantes de todas as áreas e equipes, produziram representações gráficas (quadros de pintura e mosaico) de cada um dos campos e para cada área de conhecimento. Essas produções serão expostas em espaço comum para que nosso Projeto Político Pedagógico seja comunicado de forma acessível a todos.

Outra forma de comunicação escolhida está relacionada ao projeto da rádio CIEJA e ao blog CIEJA na REDE. As cartas foram adaptadas à gravação de áudio e estão disponíveis no blog Cieja na Rede. (ANEXO 2).

A participação dos educandos, as plenárias do CIEJA Butantã

Toda a produção dos educadores do CIEJA Butantã em relação ao Projeto Político Pedagógico será socializada em plenárias que serão realizadas em todos os períodos para que os educandos possam conhecer, debater, propor e ressignificar as propostas. Esse caminho para nós é a possibilidade de vivência da gestão compartilhada como nos convida Freire:

“(…) Se a minha escolha é ser um educador democrático, meu discurso tem que estar afinado com esta escolha, tem que estar consistente com minha prática de tal forma que, a certa altura, meu discurso é já minha prática”. FREIRE, 2009, p. 34

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