Reaproveitamento de alimentos e sustentabilidade.

Ficha Síntese da prática pedagógica

Objetivo da prática pedagógica:

• Trabalhar com o sistema monetário brasileiro.
  • Conhecer receitas com o reaproveitamento de alimentos.
  • Reconhecer a importância da sustentabilidade do planeta.

Característica do grupo a quem foi aplicada à prática:
A maior parte dos alunos são adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa.

• Escrita de ingredientes de uma receita, através do modo de preparo (bolo de pão com legumes).
  • Escrita de uma lista de alimentos e produtos necessários para que uma família de quatro pessoas se alimente bem por uma semana.
  • Pesquisa dos preços da atividade anterior.

Textos: Quanto custa comer bem.
Receita: bolo de pão com legumes.

Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Gisele Alves da Silva Fernandes – Pedagoga graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua no magistério há 6 anos e na EJA há 2 anos.
(Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Viver e Aprender, Brasília: Ação Educativa, páginas 14 à 33 (vol. 3) e 31 à 51 (vol. 4), 1999)

8º Dia – 14/10/2011

Iniciei a aula explicando a importância do aproveitamento e reaproveitamento de alimentos, tanto para a natureza como para nossa alimentação, pois desperdiçamos partes dos alimentos que são riquíssimos em nutrientes.

Nesta aula meus objetivam eram: reconhecer a importância da sustentabilidade, conhecer receitas com reaproveitamento de alimentos, treinarem a leitura e a escrita.

As atividades desenvolvidas foram: escrita de ingredientes de uma receita através do modo de preparo (bolo de pão com legumes) e lista de alimentos.

Passei na lousa um modo de preparo da receita – bolo de pão com legumes (e uma receita com reaproveitamento de alimentos), os alunos teriam que ler e identificar os ingredientes que foram usados na receita.

Alguns alunos tiveram dificuldades em entender o comando da atividade.

Os alunos do professor Paulo foram convidados a participar da aula junto com os da professora Sandra, pois o professor faltou.

Agrupei os alunos do termo I, como os do termo II, para o melhor aproveitamento da aula.

A próxima atividade solicitei aos alunos para listarem alguns ingredientes para uma família de 4 pessoas possam se alimentar bem por uma semana.

Devido ao tempo alguns alunos não conseguiram concluir a atividade, aproveitando essa mesma atividade pedi aos educandos que fizessem uma pesquisa para saberem quanto custaria essa lista de alimentos.

Segundo Ferreiro, “no decorrer dos séculos, a escola (como instituição) operou uma transmutação da escrita. Transformou-a de objeto social em objeto exclusivamente escolar, ocultando ao mesmo tempo suas funções extra-escolares: precisamente aquelas que historicamente deram origem a criação das representações escritas da linguagem. É imperioso (porem nada fácil de conseguir) restabelecer, no nível das práticas escolares uma verdade elementar: a escrita é importante na escola porque é importante fora da escola, e não o inverso”.