Ficha Síntese da Prática Pedagógica
Objetivos da prática pedagógica: apropriar-se do conhecimento a respeito do elemento água no meio ambiente através de diferentes linguagens; conscientizar-se do uso e mau uso das águas;
Característica do grupo:
alunos de EJA I – Pós alfabetização (3ªs e 4ªs série do Ensino Fundamental), idades entre 17 e 60 anos, mista, maioria da região Nordeste.
Dinâmica de trabalho: atividades interdisciplinares e interativas com diferentes portadores textuais e recursos áudio visuais, além de jogos coletivos.
Recursos necessários:
Data show ou aparelho para DVDs: MEC “As águas do Brasil” clipe da música “Planeta Água” – Guilherme Arantes; folhas de sulfite, lápis grafite e de cores para registro dos alunos nas diferentes propostas; mapa Geofísico do planeta Terra; ciclo da água (cópias ou a construir); embalagem vazia do refrigerante H2O; conta de água; situações-problema envolvendo consumo; lousa e giz; textos: “Os direitos da água”, “Seca d’ Água” – Patativa do Assaré, 1985; gibis “Água na Escola” – ONG Água e cidades; jogo “Salvando o meio ambiente do planeta”; possibilidades de empreendimentos solidários envolvendo água.
Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Sandra Aparecida Boccacino
Formação: Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena e Administração Escolar – PUC – SP, 1987
Pós Graduação com Especialização em EJA – USP-SP, 2002
Pós Graduação com Especialização em EJA e Economia Solidária – UFABC, 2011
Prática Pedagógica: Professora de EJA desde 1991; Professora de Educação Infantil e Fundamental, Diretora de Unidade Escolar e Creche, Assistente Pedagógica na EJA e no Profissionalizante.
Eis as atividades previstas e propostas aos alunos, sendo apenas parte do plano anual (veja-o na íntegra, no anexo um) e que foram realizada em sala:
O tema meio ambiente, bem como o sub-tema água, estão detalhados no plano anual (anexo I); assim como a caracterização dos alunos, os objetivos gerais, os objetivos específicos por área do conhecimento, as estratégias, fontes de consultas, passeios sugeridos, informações e avaliação.
A transversalidade, interdisciplinaridade, o multiculturalismo são caminhos que procuramos trilhar e propor aos alunos para exercitarem e ampliarem a teia de conhecimentos que o cérebro humano constrói e assim ampliar e qualificar os conhecimentos prévios que estes alunos já possuem.
Embora este tema sempre estivesse presente nos vinte e um anos de atuação em EJA, procuramos convidar alunos de outras salas, através de seus professores para participarem se interesse houver; e assim neste ano, na EMEIEF Carolina Mª de Jesus, todos os alunos do período noturno (EJA I e II) apreciaram no dia 21/03/2011, o vídeo da TV Escola – MEC – Meio ambiente: “Brasil das águas” e em seguida o clipe da música de Guilherme Arantes “Planeta água” no “data show” instalado no pátio interno da escola.
Eis a letra da música e em seguida o desmembramento desta atividade:
PLANETA ÁGUA
GUILHERME ARANTES
ÁGUA QUE NASCE NA FONTE SERENA DO MUNDO
E QUE ABRE UM PROFUNDO GROTÃO.
ÁGUA QUE FAZ INOCENTE RIACHO
E DESÁGUA NA CORRENTE DO RIBEIRÃO.
ÁGUAS ESCURAS DOS RIOS,
QUE LEVAM A FERTILIDADE AO SERTÃO.
ÁGUAS QUE BANHAM ALDEIAS
E MATAM A SEDE DA POPULAÇÃO.
ÁGUAS QUE CAEM DAS PEDRAS,
NO VÉU DAS CASCATAS, RONCOS DE TROVÃO.
E DEPOIS DORMEM TRANQÜILAS
NO LEITO DOS LAGOS.
NO LEITO DOS LAGOS.
ÁGUA DOS IGARAPÉS, ONDE IARA MÃE D’ ÁGUA
É MISTERIOSA CANÇÃO.
ÁGUA QUE O SOL EVAPORA, PRO CÉU VAI EMBORA,
VIRAR NUVENS DE ALGODÃO.
GOTAS DE ÁGUA DA CHUVA, ALEGRE ARCO-ÍRIS
SOBRE A PLANTAÇÃO.
GOTAS DE ÁGUA DA CHUVA TÃO TRISTES,
SÃO LÁGRIMAS NA INUNDAÇÃO.
ÁGUAS QUE MOVEM MOINHOS
SÃO AS MESMAS ÁGUAS
QUE ENCHARCAM O CHÃO.
E SEMPRE VOLTAM HUMILDES
PRO FUNDO DA TERRA.
PRO FUNDO DA TERRA
TERRA, PLANETA ÁGUA
Ao término do primeiro momento audiovisual informativo e sensibilizador, todos foram convidados a expressarem suas considerações através de desenhos, palavras, frases, acrósticos e outros em uma folha de sulfite dobrada ao meio, sendo metade para escrita e a outra metade para desenhos.
Um grande painel foi feito para estas considerações e outros foram surgindo nos demais dias (22/03 – dia mundial da água) e afixados pelas paredes da escola.
Sr. Elídio empenhado em expressar suas considerações.
Apenas uma pequena parte de todas as manifestações dos alunos da escola.
Ficaram maravilhosos!
Dentre os registros feitos pelos alunos da nossa sala, destacamos dois deles:
As alunas Ângela e Maria Ozélia, apresentaram registros com preocupações reais sobre a água; porem os registros são indicadores do quanto à escolarização qualifica o senso crítico, bem como a forma de registrar:
Ângela apresentou senso apuradíssimo de consciência crítica e filosófica sobre consumo e preservação das águas, quando registrou: “Basta um pingo de consciência para respondermos do jeito certo…”; utilizou o desenho bem estruturado nas formas, mas fantasioso, pois sereias não existem.
Maria Ozélia, apresentou um desenho representando o ciclo da água; quanto à escrita, utilizou um recurso que fizemos no início do ano letivo ‘com os nomes de cada aluno: o acróstico da palavra ÁGUA e a seu modo, também escreveu suas considerações: “A vida sem água não dá.”
Na terça-feira, 22/03, realizamos a leitura do mapa geofísico do planeta Terra para transformar em frações, as porções externas de água (2/3) e terra (1/3) que o compõe; bem como as quantidades de águas salgadas, congeladas e adequadas para consumo (1 %) em porcentagens.
Conversamos sobre a excelente hidrografia presente no território brasileiro, mas também a péssima preservação dos mananciais (nascentes) e usos inadequados dos rios pela poluição, pela “retidão” (torná-lo reto) e assoreamento.
Avaliamos também como estão os rios da cidade e próximos à escola.
Estudamos também o ciclo da água através de um desenho onde fomos observando e pontuando os detalhes, lendo as informações e colorindo as imagens;
Alguns desenhos sobre o ciclo da água já coloridos e ao fundo, os gibis “Água na Escola” como meio de estudo através de informações em quadrinhos.
A composição química da água – H2O – também fez parte dos estudos, já que os alunos trouxeram a dúvida sobre o refrigerante H2O que veicula na televisão; então a necessidade de detalhar que a água se compõe por 2 átomos de hidrogênio e um de oxigênio; gases presentes no ar que se aglutinam para formar a molécula de água; sendo este último gás produzido pelos vegetais através da fotossíntese (que será detalhada em outras aulas).
Na quarta feira, 23/03, analisamos uma conta de água para termos ciência do que estamos pagando: o tratamento, encanamento e distribuição das águas, e seu retorno (suja) ao sistema de esgoto e respectivo tratamento, varrição das ruas e coleta de lixo seletiva e/ou misturada; assim, pudemos perceber que a água que pagamos, são os custos de tratá-la, distribuí-la, bombeá-la, limpá-la, etc.
Utilizamos também resolução de problemas, envolvendo consumo e desperdício de água:
Situações envolvendo consumo de água: leia com atenção para calcular os desperdícios e as economias que podem ocorrer no dia a dia das casas.
1º) Uma torneira pinga sem parar. Dela saem dois litros de água por hora. Quanto sairá em um mês com trinta dias?
Respostas: _______ litros/dia e _______litros/mês.
2º) Uma descarga de privada gasta 20 litros de água por vez que é usada. Durante um dia é acionada 10 vezes pelos moradores. Quantos litros são gastos por dia?
Resposta: _________ litros por dia.
3º) Num banho de chuveiro gastam-se aproximadamente 6 litros de água por minuto. Se uma pessoa tomar banho de 15 minutos, quantos litros de água consumirá?
Resposta: Consumirá ______ litros por banho.
4º) Uma casa tem uma caixa de água de 1.000 litros. Nessa casa, são consumidos 250 litros de água por dia. Mantendo esse consumo diário, quantos dias essa casa pode ficar sem receber água da rua?
Resposta: ________ dias
Uma outra situação para reflexão: efeitos da pecuária extensiva na devastação de florestas e mata ciliar, bem como as quantidades de água em cada quilo de carne e no total de cada boi:
Na quinta-feira, 24/03, realizamos a leitura, interpretação e extrapolação dos “Direitos da água” e seu significado como propriedade da humanidade e também responsabilidade de todos quanto ao uso e preservação:
OS DIREITOS DA ÁGUA
1. A ÁGUA FAZ PARTE DO PATRIMÔNIO DO PLANETA. CADA CONTINENTE, CADA POVO, CADA NAÇÃO, CADA REGIÃO, CADA CIDADE, CADA CIDADÃO É PLENAMENTE RESPONSÁVEL PELA ÁGUA DA TERRA.
2. A ÁGUA É A SEIVA DE NOSSO PLANETA. ELA É CONDIÇÃO ESSENCIAL DE VIDA DE TODO VEGETAL, ANIMAL OU SER HUMANO. DELA DEPENDEM A ATMOSFERA, O CLIMA, A VEGETAÇÃO E A AGRICULTURA.
3. OS RECURSOS NATURAIS DE TRANSFORMAÇÃO DA ÁGUA EM ÁGUA POTÁVEL SÃO LENTOS, FRÁGEIS E MUITO LIMITADOS. ASSIM SENDO, A ÁGUA DEVE SER MANIPULADA COM RACIONALIDADE E PRECAUÇÃO.
4. O EQUILÍBRIO E O FUTURO DE NOSSO PLANETA DEPENDEM DA PRESERVAÇÃO DA ÁGUA E DE SEUS CICLOS. ESTES DEVEM PERMANECER INTACTOS E FUNCIONANDO NORMALMENTE PARA GARANTIR A CONTINUIDADE DA VIDA SOBRE A TERRA. ESTE EQUILÍBRIO DEPENDE DA PRESERVAÇÃO DOS MARES E OCEANOS, POR ONDE OS CICLOS COMEÇAM.
5. A ÁGUA NÃO É SOMENTE HERANÇA DE NOSSOS PREDECESSORES; ELA É, SOBRETUDO, UM EMPRÉSTIMO A NOSSOS SUCESSORES. SUA PROTEÇÃO CONSTITUI UMA NECESSIDADE VITAL, ASSIM COMO A OBRIGAÇÃO MORAL DO HOMEM PARA COM AS GERAÇÕES PRESENTES E FUTURAS.
6. A ÁGUA NÃO É UMA DOAÇÃO GRATUITA DA NATUREZA; ELA TEM UM VALOR ECONÔMICO: É RARA E DISPENDIOSA E PODE ESCASSEAR EM QUALQUER REGIÃO DO MUNDO.
7. A ÁGUA NÃO DEVE SER DESPERDIÇADA, NEM POLUÍDA, NEM ENVENENADA. DE MANEIRA GERAL, SUA UTILIZAÇÃO DEVE SER FEITA COM CONSCIÊNCIA PARA QUE NÃO SE CHEGUE A UMA SITUAÇÃO DE ESGOTAMENTO OU DE DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE DAS RESERVAS ATUALMENTE DISPONÍVEIS.
8. A UTILIZAÇÃO DA ÁGUA IMPLICA RESPEITO À LEI. SUA PROTEÇÃO CONSTITUI UMA OBRIGAÇÃO JURÍDICA PARA TODO HOMEM OU GRUPO SOCIAL QUE A UTILIZA.
9. A GESTÃO DA ÁGUA IMPÕE UM EQUILÍBRIO ENTRE A SUA PROTEÇÃO E AS NECESSIDADES ECONÔMICA, SANITÁRIA E SOCIAL.
10. O PLANEJAMENTO DA GESTÃO DA ÁGUA DEVE LEVAR EM CONTA A SOLIDARIEDADE E O CONSENSO EM RAZÃO DE SUA DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL SOBRE A TERRA.
Em seguida, cada grupo de alunos recebeu um gibi “Água na Escola” – Programa Água na Escola, com histórias em quadrinhos apontando diferentes aspectos sobre a água como: DOENÇAS, VAZAMENTOS, RACIONAMENTOS, TRATAMENTOS e o desafio era ler o gibi neste outro portador de texto, buscando a compreensão e interpretação para preencherem as palavras cruzadas referentes a cada aspecto citado.
Depois, um outro desafio: partindo dos estudos sobre as etapas de tratamento da água que consumimos, encontrar no “caça-palavras” os termos empregados no tratamento da água: DECANTAÇÃO, DESINFECÇÃO, FLOCULAÇÃO, FILTRAÇÃO, COAGULAÇÃO, CORREÇÃO DO PH, FLUORETAÇÃO, CONTROLE DA ÁGUA.
Alberto, Marluce e ao fundo o José Edmilson estão atentos
à leitura dos quadrinhos para resolverem as palavras cruzadas.
Retomamos o tema água com a leitura e interpretação do texto poético “Seca d’água”, de autoria de Patativa do Assaré, da obra “Digo e não peço segredo” – SP 2001, onde retrata a contradição entre secas e enchentes no ano de 1985 na região Nordeste e que estamos constatando também nos dias de hoje, como tem sido veiculado na mídia
SECA D’ÁGUA
Patativa do Assaré
É TRISTE PARA O NORDESTE
O QUE A NATUREZA FEZ
MANDOU CINCO ANOS DE SECA
UMA CHUVA EM CADA MÊS
E AGORA, EM 85
MANDOU TUDO DE UMA VEZ
A SORTE DO NORDESTINO
É MESMO DE FAZER DÓ
SECA SEM CHUVA É RUIM
MAS SECA D’ÁGUA É PIOR.
QUANDO CHOVE BRANDAMENTE
DEPRESSA NASCE O CAPIM
DÁ MILHO, ARROS E FEIJÃO
MANDIOCA E AMENDOIM
MAS COMO EM 85
ATÉ SAPO ACHOU RUIM.
MARANHÃO E PIAUÍ
ESTÃO SOFRENDO POR LÁ
MAS O MAIOR SOFRIMENTO
É DESSAS BANDAS DE CÁ
PERNAMBUCO, RIO GRANDE,
PARAÍBA E CEARÁ.
O JAGUARIBE INUNDOU
A CIDADE DE IGUATU
E SOBRAL FOI ALAGADO
PELO RIO ACARAÚ
O MESMO ESTRAGO FIZERAM
SALGADO E BANABUIÚ.
CEARÁ MARTIRIZADO
EU TENHO PENA DE TI
LIMOEIRO, ITAIÇABA,
QUIXERÉ, ARACATI,
FAZ PENA OUVIR O LAMENTO
DOS FLAGELADOS DALI.
MEUS SENHORES GOVERNANTES
DA NOSSA GRANDE NAÇÃO
O FLAGELO DAS ENCHENTES
É DE CORTAR O CORAÇÃO
MUITAS FAMÍLIAS VIVENDO
SEM LAR, SEM ROUPA E SEM PÃO.
Ao final, todos foram convidados a jogar “Salvando a água e o meio ambiente do planeta Terra.”
Jogo: Vamos salvar o planeta Terra!
Este jogo consiste em preservar o meio ambiente natural (águas e terras), levando as peças do círculo maior para o círculo menor fechando as possibilidades de destruição. Mas ao jogar o dado, cada aluno poderia tirar cores de preservação (laranja: flores e calor do Sol; azul: ar e águas; verde: solo e folhas; vermelho: frutas e cuidados e serrote riscado=serrote tirado), ou tirar os serrotes destrutivos. Todos jogavam com a expectativa de sair cores, mas a cada serrote que saia e que iam sendo colocados no centro para destruir o meio ambiente, todos os alunos torciam para que o próximo tirasse um serrote riscado …
Faltando apenas três serrotes para destruir totalmente o planeta (total de nove serrotes), os demais foram tirando serrotes riscados e fechando o pequeno círculo e conseguimos finalmente, “salvar o planeta”. Construímos este jogo num curso sobre jogos de tabuleiro e pode ser adaptado para diferentes objetivos e o principal é a cooperação de todos para um bem comum: todos ganham ou todos perdem.
Para iniciarmos a construção de um empreendimento cooperativo fictício, relembramos o que já havíamos estudado sobre as águas, observando os registros no caderno e outros mais, além de retomar também o conceito de Economia solidária já estudada em outra aula.
Dentro deste tema água e sendo os próprios alunos um grupo fictício e cooperativo, foi proposto que elencassem possibilidades de um empreendimento envolvendo o elemento água: eu havia pensado em desentupimento de canos e lavagens de caixa de água devido a alguns alunos trabalharem na construção civil; mas cada aluno foi pensando no que já haviam visto em algum momento de suas vidas e vieram as ideias:
1. O aluno Josinaldo sugeriu o pesqueiro e informou que o dono do pesqueiro é quem limpa os peixes para ver se são fêmeas grávidas, pois se confirmado, devolve o dinheiro ao pescador e a coloca em outro tanque para a desova.
2. O aluno Elídio sugeriu o lava rápido;
3. A aluna Maria Ozélia emendou: então lavanderia ou banho e tosa de cachorros – pet shop;
4. Carlos sugeriu o carro pipa (é mais barato que caminhão);
5. Geraldo pensou o engarrafamento e distribuição de água;
6. a aluna Marluce sugeriu academia de natação;
7. Josinaldo disse água de coco também…
Nesta roda de conversas, também expliquei sobre agregar valor a estes trabalhos, para torná-los mais lucrativo e ampliar oportunidades de trabalho ao grupo; por exemplo: no pesqueiro, pode-se ter um espaço para servir alimentos à base de peixes como petiscos e ou refeições; no lava rápido, pode-se oferecer polimento e cristalização de pintura; para os animais, pode-se atender a domicílio, vender outros produtos; água engarrafada combina com sucos de frutas congelados em pequenas quantidades.
Avaliando esta pequena trajetória, percebemos que para diferentes temas, os alunos poderão sempre visualizar possibilidades de empreendimentos produtivos; porem a forma de realizar o empreendimento numa concepção de grupo auto gestor, cooperativo e solidário, precisa ser mais fundamentada e exercitada para não sucumbir antes mesmo de existir formalmente.