Diferenças entre modos de produção: capitalista x empreendimentos solidários

Ler e compreender as informações tema da atividade;
Refletir sobre as diferenças entre dois modos de produção – capitalista e empreendimentos solidários;
Obs: Importante citar que em aulas anteriores já havíamos trabalhado o tema Capitalismo, com leitura, debates e pesquisas.

Características do grupo a quem foi aplicada a prática:
Alunos da Eja, idade entre 20 a 70 anos que vivem proximos a escola situada no Jardim Ipê, na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo.

Leitura e Roda de Conversa, na sala de Aula. Alunos sentados em círculo ou duplas. Professor conduz a atividade com intervenções e anotações sobre as idéias no quadro.

Texto e folha da atividade para todos, lápis, quadro e giz. (Texto utilizado “Outro modo de produzir e consumir” do livro Viver, Aprender – Integrado – Volume 3, editora Global)

Sandra Cristina Silvestre – Professora de Ensino Fundamental I, exercendo o cargo há 11 anos no municipio de São Bernardo. A maior parte trabalhando com crianças de ensino fundamental do 1 º ao 5 º anos e há três na EJA. Formada em Pedagogia, também com especialização em Educação Especial Inclusiva. Experiencia como Coordenadora Pedagógica em outra Instituição Governamental.

DESENVOLVIMENTO

Nesta segunda aula, em sala de aula, partimos para a leitura, discussão oral sobre o assunto e uma atividade escrita.
Fizemos a leitura do texto “Outro modo de produzir e consumir” (leitura compartilhada), e logo em seguida levantamos as opiniões do grupo sobre empreendimentos cooperativos, assunto do texto. Como já discutimos o tema anteriormente eles se arriscaram mais a falar sobre Cooperativas com menos insegurança.

Levantei as seguintes questões:

“Como funciona uma cooperativa?”
“É fácil montar uma, vocês conhecem alguma cooperativa”?
“O que é melhor, participar de uma associação cooperativa ou ter registro em carteira numa empresa capitalista”? (importante citar que nas nossas aulas anteriores, já havíamos discutido sobre o capitalismo).

Assim os alunos foram opinando e muito contribuíram para o trabalho. A classe, em sua maioria, colocaram mais pontos a favor das cooperativas, assim questionei:

“E se nem todos de uma cooperativa concordam com as regras determinadas por um grupo”?
“Se não obtiver um bom faturamento”?
“Como o produto ou serviço oferecido por uma cooperativa irá concorrer com grandes marcas”?

Participaram muito, e foi rico o debate, a aula até se estendeu além do previsto por mim. Um dos alunos, que tem um comércio, defendeu a forma “patrão e empregado”, pois, segundo sua opinião, as empresas geram empregos para as pessoas, e isso, segundo ele, é importante para a sociedade. O grupo achou que foi um ótimo ponto de vista.

Em seguida, entreguei uma folha (atividade), para que colocassem pontos a favor e pontos que desfavorecem empreendimentos solidários e empresas capitalistas.

Folha de atividade – download PDF