Cordel e a economia solidária

Sandra Cristina Silvestre – Professora de Ensino Fundamental I, exercendo o cargo há 11 anos no municipio de São Bernardo. A maior parte trabalhando com crianças de ensino fundamental do 1 º ao 5 º anos e há três na EJA. Formada em Pedagogia, também com especialização em Educação Especial Inclusiva. Experiencia como Coordenadora Pedagógica em outra Instituição Governamental.

OBJETIVOS DO PROJETO

• Conhecer e apreciar a poesia de cordel e sua história, valorizarem essa arte/literatura como cultura presente em nosso país;
  • Desenvolver atitudes cooperação e colaboração solidária durante o projeto;
  • Participar de rodas de conversas, vídeos, palestra com assuntos e debates a fim de refletirem sobre assuntos com “preconceito de gênero”, “ formas de trabalho no mundo capitalista” e outros.
  • Escrever e revisar os textos escritos pelos grupos considerando este portador textual – poema;
  • Conhecer a xilogravura, pois faz parte da literatura de cordel;
  • Conhecer e desenvolver a arte da isogravura para ilustração dos poemas;
  • Criar isogravuras para estampar camisetas, bolsas e outros materiais com vista a conhecerem e participarem de clube de troca.
  • Conhecer formas de trabalho solidárias e clube de trocas, como alternativa para a realidade social;
  • Ao final do projeto faremos a exposição dos livros e um deles ficará na biblioteca da escola.

INICIANDO AS ATIVIDADES

Reflexão quanto ao gênero

A atividade foi realizada em grupos de quatro alunos e consistia em simular a situação descrita na folha-atividade, que foi entregue para os grupos. Cada grupo teria que discutir aquela situação e simular em forma de teatro para os demais, porém, os alunos e alunas deveriam inverter os papéis. O papel da mulher deveria ser encenado pelo homens e voce versa. Foi muito interessante e reflexivo. Após a atividade realizada conversamos sobre o que ocorre na sociedade quanto ao preconceito de gênero e foi bem desenvolvido e produtivo.

folha-atividade que consta em anexo neste trabalho e as demais atividades sobre gênero não constam neste documento por terem sido muitas atividades desenvolvidas e algumas inclusive não foi possível registrar as reflexões.