Ficha Síntese da Prática Pedagógica
Objetivos da Prática Pedagógica:
a partir do preparo de receita de “Brigadeirão de microondas” propor atividades de leitura, interpretação e escrita, bem como, vivenciar o trabalho coletivo, a argumentação e a tomada de decisão de forma democrática.
Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
quatorze alunos adultos em fase de alfabetização pertencentes a uma escola situada na periferia do município de Santo André, SP.
Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
com a participação de todos os alunos preparação de duas receitas de “Brigadeirão de microondas”. Após a preparação os alunos calcularam os gastos e foram desafiados a arrecadar o dinheiro gasto com a compra dos ingredientes.
Coletivamente decidiram vender um dos brigadeiros para os demais alunos e funcionários da escola. Os alunos percorreram as salas de aula oferecendo o produto.
Vivenciaram, assim, o trabalho coletivo, a resolução de problemas e a argumentação.
Recursos necessários para aplicação:
cerca de R$8,00 para compra dos ingredientes necessários a preparação da receita, forno microondas.
Breve currículo do autor da prática pedagógica:
Maria Isabel Bezerra de Lima – Graduação em Pedagogia; Pós graduação em Educação Infantil; Pós graduação em Gestão Escolar; Professora há 25 anos, atuando na Educação Infantil e Ensino Fundamental regular e suplência.
Objetivo da atividade
A partir da preparação de duas receitas de Brigadeirão de microondas propor atividades de leitura, interpretação, escrita e discussão sobre trabalho coletivo, divisão do que foi produzido, capital para produção de um produto.
Pretendia vivenciar o trabalho solidário e a divisão do produto do trabalho de forma desigual. Propor a discussão e tomada de decisão em grupo, vivenciando assim, ainda que de forma bem discreta, a autogestão.
SINGER, 2002 diz que “Talvez a principal diferença entre economia capitalista e solidária seja o modo como às empresas são administradas”. Segundo ele, em uma empresa onde se trabalha sob os princípios da economia solidária, a discussão e tomada de decisão coletiva estão presentes o tempo todo.
SINGER afirma que a autogestão tem como mérito principal o desenvolvimento humano, pois educa e conscientiza, tornando a pessoa mais realizada, autoconfiante e segura.
Desenvolvimento da proposta
A atividade teve início com a escolha de um texto de receita que foi reproduzido em dois formatos diferentes. Uma receita foi digitada em parágrafo único e a outra digitada com estrutura convencional de uma receita.
Primeiramente foi entregue aos alunos o texto com parágrafo único, então perguntei aos alunos se sabiam do que se tratava o texto. Conseguiram ler algumas palavras que foram registradas na lousa.
Uma aluna que estava com a leitura mais avançada percebeu que se tratava de uma receita.
Entreguei então a receita com a estruturação própria deste gênero textual e fiz uma leitura compartilhada com os alunos. A estrutura do texto receita facilitou o acompanhamento da leitura pelos alunos.
A leitura foi refeita algumas vezes até os alunos conseguirem expor oralmente, de forma clara, o processo de preparação da receita.
Expliquei que iríamos fazer duas receitas do brigadeirão e que estas deveriam ser preparadas com a participação de todos e sem minha ajuda.
Elencamos, então, algumas tarefas necessárias para elaboração da mesma: higienizar as latas de leite condensado, creme de leite e utensílios; misturar os ingredientes; untar as formas; abrir as embalagens; etc.
A princípio alguns alunos se mostraram resistentes, dizendo que não iam ajudar em nada, mas logo todos estavam envolvidos e animados. Houve uma justa e espontânea divisão das tarefas. Ao se depararem com um mal funcionamento do microondas dois alunos logo foram buscar outro que nos foi disponibilizado.
Durante a produção da receita questionei os alunos sobre o que representava ser ¼ de xícara. A Eliane respondeu que devia ser a metade da xícara e a Antonia logo explicou “é a metade da metade”. Respondi que estava correto e mostrei como calcular ¼ utilizando como referência os dedos da mão.
Após preparada a receita, de volta à sala de aula, fizemos o cálculo dos gastos para preparação da receita. Neste momento os alunos tiveram que fazer estimativas, pois eu trouxe os ingredientes em embalagens fechadas e com os devidos tíquetes de preços. Assim utilizando-se de aproximações foi calculado um gasto total de R$6, 75.
Comuniquei aos alunos que esse gasto deveria ser reposto e que não poderiam, conforme eles sugeriram fazer um rateio na sala. Deveriam buscar outra alternativa para angariar o dinheiro.
Depois de algum inconformismo resolveram que venderiam parte do produto, um dos brigadeiros. A primeira sugestão foi vender o pedaço a R$ 0,50, mas decidiram que para recuperar o dinheiro seria necessário cobrar R$ 1,00.
No dia seguinte os alunos construíram com sílabas móveis palavras retiradas do texto. Após essa atividade os alunos foram a outras salas para fazer a venda atingindo com facilidade o objetivo de recuperar o capital investido. Houve inclusive uma sobra de R$ 3,50, ainda que com a compra de pratinhos e garfinhos para venda do produto o gasto de produção aumentasse um pouco.
Perguntado sobre os argumentos de venda disseram ter usado: “xaveco”, “71”, “apelo“.
Questionados se esses argumentos garantiriam uma segunda venda o Elson respondeu que “para conquistar o cliente tem que oferecer qualidade”.
Terminada a contabilidade propus fazermos a divisão do brigadeirão que havia sido reservado. Informei-os que por ter financiado os ingredientes ficaria com a metade do produto e eles dividiriam entre si a outra metade. Expuseram a insatisfação e discordância da proposta feita.
Argumentaram, protestaram, duas alunas concordaram. Instiguei mais um pouco lembrando-os que na sociedade em que vivemos é assim que funciona, quem tem o dinheiro recebe a parte maior. Dei exemplos. Concordaram que a sociedade funciona assim, citaram exemplos.
Expliquei que a dinâmica era apenas para que pensassem um pouco sobre a questão do trabalho e do lucro. Partilhamos o brigadeirão de forma igualitária.
Anexo – Receita do Brigadeirão
Leia também:
- Cooperativas de Reciclagem de Santo André: Conquistas e Dificuldades – Monografia relacionada
- Prática pedagógica II: de forma coletiva pensar alternativas para aumentar o Capital de uma Empresa