Pesquisando sobre Economia Solidária

Objetivos da Prática Pedagógica:

 

  • Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre Economia Solidária (cooperativas);
  • Despertar o interesse sobre esta forma de trabalho;
  • Conhecer as ferramentas de uso do computador, utilizando a máquina para pesquisa  na internet.

Características do grupo a quem foi aplicada a prática:
Alunos da Eja, idade entre 20 a 70 anos que vivem proximos a escola situada no Jardim Ipê, na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo.

Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
Leitura e Roda de Conversa, na sala de Informática. Alunos sentados em duplas em cada computador. Utilizando o computador e o data show para digitação das opiniões dos alunos.

Recursos necessários para aplicação:
Computadores (sala de informática), Data Show, Video, Site determinado para a pesquisa na internet (http://www.fbes.org.br – link sobre o fbes – carta de princípios).

Vídeo utilizado: Documentário sobre Economia solidária

Breve currículo do autor da prática pedagógica:
Sandra Cristina Silvestre – Professora de Ensino Fundamental I, exercendo o cargo há 11 anos no municipio de São Bernardo. A maior parte trabalhando com crianças de ensino fundamental do 1 º ao 5 º anos e há três na EJA. Formada em Pedagogia, também com especialização em Educação Especial Inclusiva. Experiencia como Coordenadora Pedagógica em outra Instituição Governamental.

DESENVOLVIMENTO

Iniciei apresentando a atividade e o objetivo do projeto, como seria o final – a produção do livro e o clube de trocas. Assim dei inicio a atividade do primeiro dia.

A atividade foi realizada no Laboratório de Informática, e iniciei fazendo o levantamento de seus conhecimentos sobre “Ecosol”, depois partimos para o registro destes conhecimentos, pesquisa na internet em duplas, e consolidação do tema veiculando todo o vídeo na íntegra para conclusão do que é Economia Solidária.

Na sala de informática, tive a colaboração da professora Silvia, que é a responsável por este espaço dentro da escola.

Para introduzir o assunto Economia Solidária e clube de trocas, questionei a turma sobre este tema:

“Já ouviram falar sobre Economia Solidária?”
“E o que seria um clube de troca?”
“Conhecem uma cooperativa de trabalho?”
“Há cooperativas compostas apenas por mulheres? Quais são?”

Os alunos foram arriscando algumas respostas e então falamos um pouco antes de colocar o documentário.
Registros dos alunos (conhecimentos prévios):

“Cooperativas são grupos de pessoas que trabalham unidos”.
“Fabricam sabão com resto de óleo”. “Pois não se deve jogar óleo na pia da cozinha, polui os rios”.
“Existem cooperativas de reciclagem”.
“Trabalho onde um ajuda o outro”.
“Quem trabalha em cooperativas não tem registro em carteira”.
“Todos ganham iguais”.
“Há muitas mulheres em cooperativas”.

Ainda na sala de informática, iniciamos o vídeo no qual o narrador fazia perguntas para pessoas nas ruas, no caso se sabiam o que era economia solidária, e os entrevistados iam respondendo.

Paramos o vídeo neste momento, pois os alunos só saberiam o conteúdo todo do documentário após a pesquisa.

A comanda aplicada nesta parte da atividade foi da seguinte forma:

“Em duplas pesquisassem o que era economia solidária utilizando o site fórum Brasil de economia solidária. Deveriam então ler algumas informações sobre o assunto para que socializassem ao final da pesquisa.”

Antes de iniciarem a pesquisa, o site foi dado anteriormente e anotado no quadro, pois os alunos tem pouca experiência e conhecimento quanto ao uso da internet, as duplas de trabalho já foram determinadas previamente para que um pudesse ajudar ao outro, contando também com minha intervenção para o sucesso e ajuda da professora Silvia.

Todo o caminho para que eles conseguissem acessar a internet e digitar o endereço foi feito no telão da sala (utilizando o Data Show) para facilitar o trabalho.

Também tiveram ajuda da professora para que tivessem êxito. É importante citar que neste momento não solicitei nenhuma anotação escrita, pois apenas a leitura do conteúdo e a exploração das informações contidas no site é que eram foco do trabalho, assim teriam uma idéia do que é um site e as várias informações que podemos encontrar neste meio de comunicação social.

Após esta fase do trabalho, partimos para outra, a conclusão do assunto com o restante do vídeo que explicava o que era economia solidária e o clube de troca, trazendo para a turma exemplos de empreendimentos auto gestionarios.

Ao final do vídeo os alunos relataram que neste instante sim, compreenderam um pouco mais sobre o que eram estes empreendimentos, não que desconheciam totalmente, mas muitas informações foram novas e muito ricas, na opinião do grupo. A aula foi positiva e satisfatória com relação à expectativa depositada.
No momento da pesquisa, percebi que o conteúdo do site era muito complexo para este momento da atividade, para melhor compreensão sugiro que haja outro site com informações mais sucintas e objetivas, este utilizado nesta aula poderia ser aplicado num momento mais à frente do projeto, após terem conhecimento sobre o assunto.

Comentários dos alunos ao final do vídeo:

“Economia solidária é união, trabalho com poucas pessoas”.

“Um pequeno investimento pode-se montar uma cooperativa e ter mais lucro e movimentos”.
“Existem cooperativas de:

– “agricultura, padaria, alimentos, metalúrgica, doces, leite, verduras, legumes, costura, pecuária, aves, arte e cultura”.

“Nos empreendimentos precisa de confiança, acreditar em si mesmo”…

“O que é autogestão? – Questiona a Professora”.

“Autogestão: quando todos decidem sobre as tarefas, investimentos, qualidade, divisão dos lucros, sobre novos associados, etc. Sempre juntos com votação”.

“E o que é Clube de troca? – Questiona a professora”.
– “Clube de troca: um grupo de pessoas, que na falta de dinheiro ou não, troca-se, produtos ou serviços”.

Leia também:

EJA numa Concepção de Economia Solidária como Meio de Desconstrução da Desigualdade de Gênero – Monografia relacionada

Cordel e a Economia Solidária