Oficina Pedagógica

Ficha Síntese da Prática Pedagógica

Objetivos da Prática Pedagógica:
– Possibilitar o aluno da EJA a visitar os diversos sites para que aprendam a acessar os links relacionados com o mundo social e do trabalho.

Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
– A pesquisa foi realizada com dezenove alunos, entre quinze e sessenta anos de idade, de ambos os sexos e que freqüentam o curso de Educação de Jovens e Adultos, no CIEJA – Campo Limpo – São Paulo.
Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
 Ednete Orquizas Viriato – Entregamos para cada aluno uma pesquisa sobre utilização da internet e outros meios de comunicação social, onde são solicitadas informações sobre idade, profissão, estado civil, quantidade de filhos, moradia, trabalho, utilização da Internet, utilização de aparelhos celulares e outras ferramentas de comunicação, com o objetivo de ensinar como se procede uma pesquisa de coleta de dados e como se faz uma tabulação com  os resultados obtidos. Orientamos a forma de preenchimento do formulário entregue, com os esclarecimentos de dúvidas necessários. Recolhemos e passamos a fase de tabulação de dados, solicitando a alguns alunos que colaborassem na contagem dos resultados obtidos. Fomos totalizando os valores numa tabela previamente elaborada e afixada na lousa. Passamos então a leitura e interpretação dos dados apresentados.
Recursos necessários para aplicação:
– Telefone celular, máquina fotográfica, computador, fichas para pesquisa, lousa.

Breve currículo do autor da prática pedagógica:
– Professora há mais de 25 anos, na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. No Município há 22 anos. Formação em Letras – Inglês/Português. Na rede municipal de ensino trabalha no CIEJA – Campo Limpo há 04 anos, onde desenvolve trabalho com inclusão de jovens e adultos. Acredita na educação igualitária e no respeito ao conhecimento que os alunos trazem para sala de aula e que o ensinar pressupõe também o aprender.

DESENVOLVIMENTO

A Oficina objetivava possibilitar o aluno a visitar os diversos sites para que os alunos da EJA aprendam a acessar os links relacionados com o mundo social e do trabalho. Para tanto, desenvolvemos a oficina procurando mostrar aos alunos a importância da pesquisa na construção do conhecimento bem como conhecer os hábitos de utilização de internet e outros meios de comunicação. Elaboramos uma pesquisa (Anexo 1) contendo informações diversas e cujo preenchimento foi efetuado no decorrer da aula.

Aproveitamos o momento para explicar aos alunos que trataríamos do assunto “PESQUISA” e que conceituassem o termo citado e fomos colocando na lousa as hipóteses levantadas: conhecimento, aprendizagem, metas, atividade para avaliar uma situação, IBGE, censo, eleições. Ampliamos o conhecimento explicando o significado do termo “Pesquisa” e “Coleta de Dados”, enfatizando que trata-se de um procedimento habitual realizado por empresas e organismos governamentais e quando busca-se implementar um produto, uma atividade ou avaliar uma situação. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realiza o Censo Demográfico, que é uma forma de pesquisa, onde busca saber quanto somos, como e onde vivemos, nossos hábitos e costumes.

Ressaltamos que os governos também fazem avaliações de suas gestões, através de pesquisas, pois assim poderão verificar se o caminho que estão seguindo e sua forma de governar está dentro daquilo que a população deseja e está de agrado ou não, avaliando assim sua popularidade. Falamos também sobre a forma mais democrática de pesquisa e que abrange um universo enorme de participantes são as ELEIÇÕES, onde cada eleitor tem o direito de expressar sua opinião, escolhendo aqueles que serão seus representantes nos diversos cargos governamentais.

Após estas explanações, os alunos sentiram entusiasmados em saber que os seus hábitos podem influir de alguma forma na melhoria de algum produto ou na forma de governo.

Entregamos para cada aluno uma pesquisa sobre utilização da internet e outros meios de comunicação social, onde são solicitadas informações sobre idade, profissão, estado civil, quantidade de filhos, moradia, trabalho, utilização da Internet, utilização de aparelhos celulares e outras ferramentas de comunicação, com o objetivo de ensinar como se procede uma pesquisa de coleta de dados e como fazer uma tabulação com os resultados obtidos.

Orientamos a forma de preenchimento do formulário entregue, com os esclarecimentos de dúvidas necessários. Recolhemos e passamos a fase de tabulação de dados, solicitando a alguns alunos que colaborassem na contagem dos resultados obtidos. Fomos totalizando os valores numa tabela previamente elaborada e afixada na lousa.

Passamos então a leitura e interpretação dos dados apresentados e chegamos a seguinte conclusão:

A pesquisa foi realizada com dezenove alunos, entre quinze e sessenta e um anos de idade, de ambos os sexos e que frequentam o Curso de Educação de Jovens e Adultos, módulos três e quatro, que correspondem ao Ensino Fundamental de nível II da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, entre as 5ª e 8ª séries.

O perfil dos entrevistados em relação ao estado civil é que 36% são solteiros, 42% são casados(as) ou tem companheiros(as) e os demais são separados, divorciados ou outros. Entre os participantes da pesquisa 47% declararam estar trabalhando.

Para efeitos estatísticos, fizemos a separação em quatro faixas etárias, sendo a faixa inicial de alunos com 15 a 20 anos; de 21 a 35 anos; de 36 a 50 anos e alunos com mais de 50 anos. Esta divisão se tornou necessária para que observássemos o comportamento nas diferentes idades, seus hábitos e costumes na utilização dos meios de comunicação social.

Observamos que até os 35 anos de idade, todos fazem o uso da Internet e que a faixa que menos acessa é entre 36 e 50 anos. A grande maioria dos entrevistados acessa a Internet de sua própria casa, seguido pela escola, celular e lan house. Esse fato nos leva a concluir que, entre os participantes, um grande número possuem computadores em casa.

A finalidade maior do acesso à Internet, segundo o resultado apurado, tem como objetivo a Pesquisa. Poucos responderam para bate papo, ou enviar e receber email. Um dos itens constantes da pesquisa e que não foi apontado em nenhuma resposta é a utilização da Internet para Operações Bancárias, demonstrando que esse tipo de operação ainda não está totalmente difundido em todas as camadas sociais.

Já o aparelho celular está presente com a grande maioria, ou seja, 89% dos entrevistados o possuem, sendo que sua utilização primordial é para fazer ou receber ligações e em alguns casos é para jogos, acesso à Internet e Redes Sociais. O uso do aparelho celular foi também citado como ferramenta, ou seja, despertador, calculadoras, calendário, ver horário, tirar foto e fazer pequenos vídeos.

Em relação ao uso do MSN ou outras ferramentas de comunicação instantânea, pouco mais da metade dos entrevistados informaram que fazem uso desse meio de comunicação e o utilizam para bater papo, colocar vídeos e fotos.

Para uma maior fixação do assunto, entregamos para cada grupo mesa (grupo de cinco pessoas em cada mesa), textos com temas diversificados, tais como:

Os alunos socializaram suas opiniões e expressaram a importância da prática na construção do conhecimento e assim encerramos o encontro.

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