Discussão sobre direitos constitucionais

Ficha síntese da prática pedagógica

Objetivos da Prática Pedagógica:
Discutir alguns problemas sociais. Conhecer alguns direitos, garantidos em nossa Constituição. Conhecer uma associação de saúde da periferia de São Luiz. Identificar as metas estabelecidas para a educação. Treinar a leitura e a escrita. Trabalhar com alguns exemplos de cidadania. Realizar uma pesquisa.

Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
A maior parte dos alunos, são adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa.

Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
Leitura de gráficos (condições de moradia).
Leitura compartilhada: Direito à saúde da periferia de São Luis, observatório da educação (metas).
Atividade de leitura e escrita. Pesquisa.

Recursos necessários para aplicação:
Textos, condições de moradia, direito à saúde, Associação de Saúde da periferia de São Luís, Observatório da Educação e pesquisa.

Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Gisele Alves da Silva Fernandes – pedagoga, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua no magistério há 6 anos, na EJA nos últimos 2 anos.
(Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Viver e Aprender, Brasília: Ação Educativa, páginas 14 à 33 (vol. 3) e 31 à 51 (vol. 4), 1999).
RELATO

2º Dia-19/08/2011

Iniciei a aula com uma leitura de um gráfico: condições de moradia. Meus objetivos eram de continuar discutir a cidadania em diferentes aspectos (moradia, saúde, educação), conhecer uma associação de saúde da Prefeita de São Luís, reconhecer as metas estabelecidas para a educação, treinar a leitura e a escrita.

Após a leitura do gráfico, perguntei aos alunos a que conclusão pode tirar sobre as condições de moradia e quais elementos se relacionam diretamente com as condições de saúde de uma população. A primeira pergunta os alunos responderam oralmente, a segunda, responderam coletivamente na lousa.

A diante lemos os textos: direito à saúde, associação de saúde da periferia de São Luis e observatório da educação.

Como em uma roda de conversa, perguntei como era o sistema público e se alguém já teve problemas em ser atendido, e se conhecem pessoas que lutam para melhorar a saúde da população.

E para finalizar a aula os alunos responderam um questionário sobre o seu município.

Os alunos estavam bem interessados e participativos, as horas passaram que eu nem percebi.

Para Paulo Freire (1998), a educação, especificidade humana, é um ato de intervenção que aspira tanto ás mudanças radical na sociedade, no campo da economia, das relações humanas, de propriedade, do direito ao trabalho, á terra, à educação, à saúde, quanto à que, pelo contrário, reacionariamente pretende imobilizar a História e manter a ordem injusta.