Desenvolver comportamento solidário e de cooperação com uso de dobraduras

Ficha síntese da Prática Pedagógica

• Desenvolver a coordenação motora e habilidades no manuseio de diferentes materiais;
  • Desenvolver comportamento solidário e de cooperação para com os colegas;
  • Valorizar o trabalho artístico e conhece-lo como também sua história(dobradura);
  • Vivenciar a troca dos trabalhos entre a classe sem apego ao seu próprio trabalho.

Características do grupo a quem foi aplicada a prática:
Alunos da Eja, idade entre 20 a 70 anos que vivem proximos a escola situada no Jardim Ipê, na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo.

Num grande grupo, alunos sentados para utilizar o espaço da mesa para desenvolver a dobradura. Professora faz a dobradura passo a passo e intervem com os alunos que sentirem mais dificuldades.
Recolhe todas as dobraduras, expoe-as na biblioteca para a troca entre todos os participantes.
Vídeo sobre como fazer o marca página :

Imagem de Amostra do You Tube

Folhas coloridas para dodradura já cortadas no tamanho 14×14. Ou há folhas próprias para dobraduras compradas já no tamanho correto a ser utilizado.

Sandra Cristina Silvestre – Professora de Ensino Fundamental I, exercendo o cargo há 11 anos no municipio de São Bernardo. A maior parte trabalhando com crianças de ensino fundamental do 1 º ao 5 º anos e há três na EJA. Formada em Pedagogia, também com especialização em Educação Especial Inclusiva. Experiencia como Coordenadora Pedagógica em outra Instituição Governamental.

DESENVOLVIMENTO

Nesta aula, pensei numa atividade manual, onde o grupo teria um desafio e teríamos que enfrentar. O objetivo seria um inicio da idéia do que é um clube de troca, sem aula expositiva ou textos sobre o assunto, passaríamos pela experimentação apenas.
Perguntei se já haviam feito uma dobradura e se sabiam o que era. Disseram que conheciam a até deram alguns exemplos.
Disse que faríamos uma dobradura de um marca página, pois como eles já estavam levando livros emprestados da nossa biblioteca, seria bom um marcador de página para utilizarem durante as leituras.

Entreguei as folhas já cortadas no tamanho, e contei a eles que seria um tsuru, um pássaro o modelo que iríamos fazer. Esta atividade foi combinada para ser feita na biblioteca, pois as mesas são bem adequadas para tal tarefa, mas não pudemos realiza-la neste espaço, pois havia uma reunião dos professores do ensino fundamental I, que trabalham no período diurno. Expliquei a eles o porquê e então nos dirigimos até o refeitório, que tem mesas grandes.

Expliquei passo a passo cada processo da dobradura, e conforme o andamento os alunos que iam conseguindo desenvolver mais facilmente, pedi que ajudassem os demais.

A Lucinha, nossa vice-diretora, participou desta atividade, e ajudou no processo. Foi um pouco demorado, muito alunos tiveram dificuldades para fazer, e tive que acompanhar bem de perto todo o processo. Ao final todos conseguiram realizar, porém a tarefa demorou bastante, talvez tivesse sido melhor, uma dobradura mais fácil ou mesmo outro trabalho manual.

Recolhi as dobraduras dizendo que não poderiam ficar com elas, e seria doada para alguém da escola. Perguntei se eles doariam sem problemas, alguns entregaram a mim rapidamente e outros não queriam entregar, se apegaram ao trabalho que realizaram.

Ao final da aula, distribui os marcadores prontos na mesa e disse que eles poderiam escolher um para levar, que na verdade não iria doar a ninguém e sim iríamos trocar nossos marcadores entre nós. Foi divertido e eles ficaram aliviados de poder ficar com o trabalho feito por eles.