Cordel e Power Point

Ficha Síntese da Prática Pedagógica

Objetivos da Prática Pedagógica:

  • Digitar as poesias de cordeis em duplas na sala de informática;
  • Utilizar e aprender as ferramentas para o uso do programa “power point”;
  • Revisar suas produções em duplas e com auxilio da professora utilizando o computador;
  • Adquirir habilidades no uso do computador – hardware (mouse e teclado).

Características do grupo a quem foi aplicada a prática:
Alunos da Eja, idade entre 20 a 70 anos que vivem proximos a escola situada no Jardim Ipê, na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo.

Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
Em duplas alunos irão digitar suas poesias, mesmo que ainda necessite ser revisada. Utilizando o “Power point”, aprender seus recursos e adquirir mais habilidade com o teclado e mouse.

Recursos necessários para aplicação:
Folhas com as poesias ja escritas e computadores.

Breve currículo do autor da prática pedagógica:
Sandra Cristina Silvestre – Professora de Ensino Fundamental I, exercendo o cargo há 11 anos no municipio de São Bernardo. A maior parte trabalhando com crianças de ensino fundamental do 1 º ao 5 º anos e há três na EJA. Formada em Pedagogia, também com especialização em Educação Especial Inclusiva. Experiencia como Coordenadora Pedagógica em outra Instituição Governamental.

DESENVOLVIMENTO

Disse a eles que estava tudo bem, mas eu me desdobrei muito mais para atender a todos, pois a todo o tempo me chamavam para ajudar com as dúvidas na digitação, por exemplo – como dar o espaço, letra maiúsculas, acentos nas palavras, como passar para a linha de baixo, etc. Alguns já tem esses conhecimentos e eles foram me ajudando nesta questão de intervir com os alunos que mais precisavam. A professora Silvia e a professora Fátima me ajudaram nestas aulas, pois é claro que não concluímos neste dia, foi necessário mais duas aulas para a digitação e inicio das revisões dos poemas.
Em outra aula, iniciamos o processo de revisão das poesias no computador. Expliquei para eles que teríamos que corrigir a ortografia, pontuação e poderíamos também mudar a letra do título da poesia e também a cor para deixar em destaque. Foi bem complicado atender todos os alunos neste processo, pois todos precisavam de ajuda para algumas questões, não conseguimos concluir nesta aula então combinamos mais uma para fazer este movimento. Eu tive como objetivo deixar os alunos familiarizados com todos os procedimentos do uso do programa “power point” como também nos recursos possível para a digitação de um texto.
Porém seria mais rico que as revisões dos textos fossem feitos totalmente em sala de aula e depois digita-lo no computador, no caso dos meus alunos, eles apresentam muitos problemas de ortografia e para que eles avancem nesta questão, é importante pontuar este assunto de forma sistematizada e com calma e tempo, assim o professor pode visualizar os problemas que os textos apresentam e aborda-los em sala de aula. Como obstáculo em nossa escola, por atender várias salas, nem toda semana contava com a sala de informática, pois em alguns horários a sala estava já estava ocupada, foi um dos problemas enfrentados que inclusive quase não concluímos o livro de cordel no tempo hábil.