Cidadania e Concentração de Renda

Ficha síntese da Prática Pedagógica

Objetivos da prática pedagógica:

  • Finalizar nossa discussão sobre cidadania com o tema educação/ concentração de renda.
  • Reconhecer as diferenças sociais.
  • Produzir um texto coletivo.
  • Criar uma ilustração para uma notícia.
  • Treinar a leitura e a escrita.

Característica do grupo a quem foi aplicada à prática:
A maior parte dos alunos, são adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa.

Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:

  • Leitura compartilhada: Educação faça valer esse direito, Concentração de renda.
  • Criar uma ilustração com legenda para a notícia – Educação faça valer esse direito.
  • Filme: Ilha das flores.
  • Produzir um texto coletivo.

Recursos necessários para aplicação:

  • Notebook
  • datashow.
  • Textos: Educação faça valer esse direito, Concentração de renda.
  • Jornal, revista
  • cola
  • tesoura
  • folha de sulfite.

Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Gisele Alves da Silva Fernandes
– pedagoga, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua no magistério há 6 anos e na EJA nos últimos 2 anos.
(Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Viver e Aprender, Brasília: Ação Educativa, páginas 14 à 33 (vol. 3) e 31 à 51 (vol. 4), 1999.

RELATO

3º Dia – 26/08/2011

Hoje planejei discutir um pouco mais sobre a educação e concentração de renda; assistir o filme de curta metragem: Ilha das flores e escrever um texto coletivo.

Meus objetivos eram: treinar a leitura e a escrita, produzir um texto coletivo, criar uma ilustração para uma notícia e discutir as diferenças sociais.
Fizemos a leitura dos textos: Educação faça valer essa direito, concentração de renda. Após a leitura do primeiro texto, entreguei aos alunos algumas revistas velhas e pedi para os mesmos colarem recortes para ilustrar com legenda para essa notícia de jornal, a atividade foi realizada em dupla.

A importância da intervenção deliberada de um indivíduo sobre os outros como forma de promover desenvolvimento articula-se com postulado básico, de Vygotsky a aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento.

Por motivos técnicos da escola não foi possível passar o filme Ilha das flores.

Terminadas as ilustrações, nós lemos o segundo texto, comentamos a charge que havia no texto coletivo, o qual a professora era a escriba. Para escrevermos o texto foi perguntado: ”quais condições são necessárias para garantir o bem-estar de uma população”?