Ficha Síntese da Prática Pedagógica
Objetivos da Prática Pedagógica:
Proporcionar aos alunos da Educação de Jovens e Adultos além da reflexão e discussão de princípios da economia solidária visando o bem viver e a importância de respeitar as individualidades de cada membro, valorizando suas qualidades, para que possam viver e conviver entre diferentes, e ainda assim trabalhar com ideais para o crescimento do grupo.
Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
A salas são compostas de 18 alunos na sala de Alfabetização que corresponde a 2º e 3º anos do ensino fundamental e 20 alunos da sala de Pós Alfabetização que corresponde a 4º e 5º ano do ensino fundamental do Ciclo I com idade que varia de 15 a 67 anos, alunos vindo da região Norte Nordeste e que como sonho trazem a vontade de estudar, aprender a ler e escrever, muitos para arrumar trabalho, outros para realização profissional, temos 4 alunos que apresentam comprometimento intelectual e são acompanhados pela Educação Inclusiva. Todos participaram da atividade com atenção. A maior dificuldade encontrada é a leitura e percebo que na matemática eles apresentam mais facilidade. Não sou a professora da sala mais apliquei a atividade em parceria com as professoras. Nesse dia convidamos a sala de Pós Alfabetização para participar das atividades.
Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
Trabalhei com filme Vida Maria, textos, reflexões, roda de conversa e socialização de atividades e discussões.
Recursos necessários para aplicação:
filme, data show, obras de arte, Xerox (cópias) do texto, lousa, giz, caderno e lápis,
Breve currículo do autor da prática pedagógica:
Márcia Messias Fernandes – Professora de Educação do Ensino Fundamental, atuando na Rede Estadual de ensino há 23 anos e na Rede Municipal de Ensino de Santo André, com Educação de Jovens e Adultos ha 12 anos, com Formação em Pedagogia e Especialização em Metodologia do Ensino Superior.
RELATO
Discutimos a importância da migração para o país, fizemos uma reflexão em relação à qualidade de vida dos alunos, resgatando sua história de vida e a importância da escolaridade na vida deles.
Trabalhei com o filme Vida Maria, textos, reflexões, roda de conversa e socialização de atividades e discussões.
Houve a participação de todos, com relatos e discussões, demonstraram interesse e em alguns momentos percebi uma forte emoção ao relatarem sua história de vida.
Avaliei em relação à participação, e percebi que houve muita aceitação em relação aos relatos. A princípio os alunos aparentaram desconfiança e certa resistência, após explicar as atividades de iríamos desenvolver, eles foram relaxando e a aula ficou muito suave e descontraída.
Avalio como muito boa, prazerosa e produtiva. Repassei as professoras o projeto da aula para que elas possam dar andamento nos outros itens que ficaram faltando, uma vez que o tempo foi muito pouco para continuarmos a aula. Eu agrupei os dois níveis Alfabetização e Pós Alfabetização para a sensibilização, a reprodução do curta metragem Vida Maria e as discussões do relato das experiências de vida.