Oficina de Descontração

Ficha Síntese da Prática Pedagógica

Objetivos da Prática Pedagógica:

  • Utilização do computador enquanto ferramenta de aprendizado;
  • Proceder pesquisas orientadas em sites diversos;
  • Compreender, ampliar e fazer o uso de palavras cotidianas em inglês;
  • Incentivar o aluno a interagir e familiarizar-se com a ferramenta computador;
  • Fazer o aluno perceber que a internet é um meio de comunicação de fácil acesso, podendo ser efetuada pesquisas diversas, ampliando os conhecimentos.

Característica do grupo a quem foi aplicada a prática:
– A turma estava composta por quinze discentes, destes dois eram alunos com deficiência visual. A faixa etária dos alunos correspondia a quinze e sessenta anos.

Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
– Colocamos a música “Pela Internet” no aparelho de DVD e distribuímos uma cópia impressa com a respectiva letra para cada participante. Solicitamos aos alunos que ouvissem e anotassem as palavras que conheciam ou haviam entendido dentro do contexto musical, relacionadas com a internet. Colocamos na lousa o levantamento do vocabulário tirado pelos alunos e o seu conhecimento prévio sobre redes, email, navegar, web site, home Page, hot link, gigabyte, entre outros.  Em seguida, fomos para a sala de informática, cujos objetivos eram incentivar o aluno a interagir e familiarizar-se com a máquina, bem como perceber que a internet é um meio de comunicação de fácil acesso, onde podem ser efetuadas pesquisas diversas e ampliar conhecimentos. Começamos pesquisando através dos sites existentes as palavras relacionadas e seus respectivos significados, sua utilização no dia-a-dia e em quais momentos podemos utilizar essas palavras.
Recursos necessários para aplicação:
– Aparelho de DVD, computador, cópias da letra da música “Pela Internet”, cd com a música, sala de informática.

Breve currículo do autor da prática pedagógica:
 Ednete Orquizas Viriato – Professora há mais de 25 anos, na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. No Município há 22 anos. Formação em Letras – Inglês/Português. Na rede municipal de ensino trabalha no CIEJA – Campo Limpo há 04 anos, onde desenvolve trabalho com inclusão de jovens e adultos. Acredita na educação igualitária e no respeito ao conhecimento que os alunos trazem para sala de aula e que o ensinar pressupõe também o aprender.

DESENVOLVIMENTO

Com a finalidade de estimular o uso da ferramenta por meio de atividades lúdicas, nesta seção, busco refletir a minha prática em sala de aula enquanto docente do (EJA), na área de Linguagens e Códigos (Português e Inglês). No planejamento semanal, que norteia a atividade aqui descrita, observo que o tema abordado foi o da diversidade lingüística e cultural. Para tanto, trabalhamos especificamente nesse dia o uso de palavras em inglês no cotidiano, tais como blog, mouse, youtube, delete, entre outras, mostrando que incorporamos à língua portuguesa palavras de origem inglesa e a usamos como parte do nosso vocabulário; além disso, o inglês está presente em nosso dia-a-dia em músicas, outdoors, filmes, menu, informática e outros, fazendo parte da nossa cultura. Ressaltamos que, ao planejarmos atividades, observamos que o aprendizado só se dará se houver significado para o aluno, através de contextualizações diversas, como exemplo citamos a campanha publicitária com o slogan “put a tiger in your tank”. Para entender a mensagem, não basta saber o significado de cada palavra, mas é preciso conhecer uma série de elementos prévios, uma vez que o tigre significa força e agilidade e que é o símbolo de uma distribuidora de combustível (Celina Bruniera) [1].

A utilização das tecnologias digitais nas aulas de língua inglesa trazem experiências e desafios capazes de estimular o aluno ao aprendizado e que o seu uso ocorre em todos os segmentos da sociedade, não ficando restrito apenas ao âmbito escolar.

A Aula desenvolvida:

No CIEJA-CL, conforme já relatamos, as mesas de estudos são distribuídas em círculos. Em cada mesa ficam cinco cadeiras, onde os educandos sentam em grupo e têm o contato visual direto com os demais alunos e professores durante o período de aula.

A distribuição nesse formato propicia a interação entre os envolvidos, tornando a aula participativa, democrática e dinâmica.

A turma estava composta por quinze alunos, sendo dois deficientes visuais, um com quinze e a outra com sessenta anos, treze jovens e adultos entre quinze a sessenta anos de idade. A aula de Linguagens e Códigos (Português e Inglês) foi ministrada por duas regentes (Ednete e Karina).

Objetivo Específico da Prática:

  • Utilização do computador, enquanto ferramenta de aprendizado;
  • Proceder pesquisas orientadas em sites diversos;
  • Compreender, ampliar e fazer o uso de palavras em inglês em seu cotidiano.

Desenvolvimento da aula:

Começamos a aula com a seguinte mensagem do dia:

“A cultura forma sábio, a educação, homens”. (Louis Bonald)

Houve a leitura e a reflexão da mensagem.

Um aluno disse que o homem nasce sábio e com o conhecimento e as experiências de vida vai se aperfeiçoando, evoluindo e que não depende de educação aprendida na escola para ser sábio, mas sim de experiências e vivências. Com base nessa fala do aluno acreditamos que o papel do educador é fazer essa ponte entre o conhecimento que se aprende na escola e o que aprendemos fora dela.

Após, passamos para a leitura do diário de bordo que é uma prática permanente utilizada no CIEJA. Os alunos registram nos seus cadernos as aulas do dia-a-dia ou os relatos que acharem convenientes. O objetivo do diário consiste em treinar a escrita, enriquecer o vocabulário e incentivá-los a registrar e relatar os acontecimentos em sala de aula e extraclasse.

Na sequência, levantamos hipóteses sobre o conhecimento que os alunos tinham sobre “Internet” e qual a importância em suas vidas e se tinham acesso a esse meio de comunicação. Houve várias respostas que fomos registrando na lousa: redes, comunicação, tecnologia, email, pesquisa, etc. Para os alunos o fator motivador de dominar este tipo de linguagem é poder auxiliar os seus filhos na escola, crescimento profissional, comunicação através das redes sociais e estar incluído no “mundo cibernético”. A maioria dos alunos não tem acesso ao computador em suas casas ou locais de trabalho, limitando-se o uso apenas no âmbito escolar.

Escolhemos a música de Gilberto Gil denominada “Pela Internet” para trabalharmos com os alunos, pois sua letra retrata as contradições da sociedade de consumo, por meio, da suposta igualdade pelo uso da tecnologia digital. É como se não houvesse desigualdades sociais entre Calcutá, Milão, Nepal, Japão e a favela carioca, pois todos estão “linkados” pela internet e o papel da escola é usar essa ferramenta como inclusão social, conforme podemos conferir a letra na sequência:

PELA INTERNET
(Gilberto Gil)
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleja …(2x)
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão
Eu quero entrar na rede para contatar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar…

Colocamos a música “Pela Internet” no aparelho de DVD e distribuímos uma cópia impressa com a respectiva letra para cada participante.

Solicitamos aos alunos que ouvissem e anotassem as palavras que conheciam ou haviam entendido dentro do contexto musical, relacionadas com a internet. Colocamos na lousa o levantamento do vocabulário tirado pelos alunos e o seu conhecimento prévio sobre redes, email, navegar, web site, home Page, hot link, gigabyte, entre outros.

Em seguida, fomos para a sala de informática, cujos objetivos eram incentivar o aluno a interagir e familiarizar-se com a máquina, bem como perceber que a internet é um meio de comunicação de fácil acesso, onde podem ser efetuadas pesquisas diversas e ampliar conhecimentos. Começamos pesquisando através dos sites existentes as palavras relacionadas e seus respectivos significados, sua utilização no dia-a-dia e em quais momentos podemos utilizar essas palavras.

O professor do laboratório de informática colaborou bastante na execução dessas atividades pois explicou aos alunos as diversas fases necessárias para uma pesquisa na internet e as palavras utilizadas no contexto música e informática. Essa vivência foi fundamental, proporcionando uma integração e colaboração entre os grupos.

Encerramos o encontro com a socialização das pesquisas realizadas na sala de informática e o entendimento da letra da música. Debatemos sobre a importância da internet na inclusão social, no esclarecimento de dúvidas, das dificuldades encontradas, da importância do contato com o computador e da função da escola como agente transformador para a valorização do cidadão. A maioria dos alunos relataram que foi produtiva essa aula pois tiveram possibilidade de aprofundar o seu conhecimento de forma diversa à habitual e que o computador agiliza bastante no retorno dos significados pesquisados, de forma clara, com imagens que se torna facilitador da aprendizagem.

 Leia também:

  1. [1]CELINA BRUNIERA, selecionadora do prêmio Victor Civita.