Ficha Síntese da Prática Pedagógica
Objetivos da prática pedagógica:
Reconhecer uma alimentação equilibrada.
Conhecer as invenções de alguns alimentos.
Montar um cardápio, seguindo uma alimentação equilibrada.
Característica do grupo a quem foi aplicada à prática:
A maior parte dos alunos, são adultos que não tiveram oportunidade na idade certa.
Dinâmica de trabalho adotada na prática pedagógica:
Leitura compartilhada: Pirâmide alimentar, Alimentação equilibrada.
Escrita de um cardápio, tendo todas as porções e nutrientes necessárias para um dia.
Recursos necessários para a aplicação:
Texto: Alimentação equilibrada (Livro vol. I adotado para os alunos da EJA).
Lousa, giz, caderno, lápis e borracha.
Breve currículo da autora da prática pedagógica:
Gisele Alves da Silva Fernandes – Pedagoga, graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, atua no magistério há 6 anos e na EJA nos últimos 2 anos.
(Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Viver e Aprender, Brasília: Ação Educativa, páginas 14 à 33 (vol. 3) e 31 à 51 (vol. 4), 1999)
Souza, Cássia Garcia de, et al. É bom aprender. São Paulo: FTD, págs. 236 a 242, 2009.
RELATO
5º Dia – 16/09/2011
Hoje continuarei o assunto da aula passada, só com que com outros enfoques.
Meus objetivos eram: reconhecer uma alimentação equilibrada e montar um cardápio de uma alimentação saudável.
Entreguei um texto para cada aluno, fizemos a leitura compartilhada sobre os diferentes tipos de nutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos, sais mineiras e vitaminas).
A professora Sandra, deu a idéia de aproveitar o livro dos alunos (vol. 01) adotado para os alunos da EJA para completar o que eu tinha preparado sobre alimentação equilibrada. No livro eles observaram a pirâmide alimentar com as respectivas porções que são necessárias para ter uma vida saudável.
De acordo com o que foi explicado com a pirâmide (as porções que devemos consumir durante o dia), os alunos ressaltaram que a quantidade era insuficiente.
E para última atividade do dia, tendo todas as porções e nutrientes necessários para uma alimentação saudável. Ao realizar a atividade os educandos perceberam que não eram como tinham pensado a quantidade era sim suficiente, pois a diversidade de nutrientes faria compor uma alimentação completa.
Durante a atividade eu e os alunos que tinham mais facilidade fomos realizando as intervenções na leitura e na escrita do cardápio.
Segundo os PCNs de Língua portuguesa: “e possível aprender, tanto sobre a linguagem verbal quanto sobre as práticas sociais nas quais ela se realiza, por meio da troca interpessoal. Por isso, as atividades de aprendizagem de Língua Portuguesa quando se realizam no contesto de cooperação. No processo de aprendizagem aquilo que num dado momento um aluno consegue realizar apenas com a ajuda, posteriormente poderá fazê-lo com autonomia”.